Fila de cirurgia de catarata em Sorocaba

Saúde, Sorocaba | 1 Comentário

TV Sorocaba

26 de maio de 2020

Compartilhe:

senhora de mascara lendo a biblia

senhora de mascara lendo a biblia

Mesmo com o coronavírus, não podemos esquecer que existem outras doenças também importantes. Em Sorocaba duas pacientes esperam há meses por uma cirugia de catarata. Elas teme que possam cair no esquecimento por causa da covid-19.

Alzira Crepaldi tem dificuldade para assistir televisão: tudo fica embaçado. Outra atividade que a aposentada gosta de fazer no dia a dia é ler a bíblia, mas também tem sido difícil. Tudo isso porque Alzira descobriu em dezembro do ano passado que está com catarata. Com o pedido médico pela cirurgia dos dois olhos em mãos, a aposentada foi a até a Unidade Básica de Saúde mais perto da casa dela, mas não adiantou.

A Alzira tá na fila de espera e já são cinco meses no aguardo pela cirurgia de catarata. Em janeiro tinham 398 pessoas na frente dela, mas em abril esse número aumentou para 559. 161 pessoas a mais.

Veja também: Hospital de campanha de Sorocaba a espera de pacientes covid-19.

As cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde em Sorocaba são feitas neste hospital oftalmológico da cidade. Em uma clínica particular, o procedimento pode custar até doze mil e quinhentos reais.

Dona Neuza maria também tem catarata. No caso dela, no olho direito e a situação a preocupa: ela faz tratamento para diabetes e pressão alta. Em setembro de 2018 ela procurou o postinho do bairro e foi encaminhada para o hospital. Chegou a fazer exames pra saber se podia passar pelo procedimento, mas até hoje, segundo ela, não teve acesso aos resultados. Depois de dois anos, a dona de casa diz que ainda não está na lista de espera para operar.

Resposta da Prefeitura de Sorocaba

Sobre os dois casos a prefeitura de Sorocaba informou que uma campanha de cirurgias eletivas estava programada pelo Governo e atenderia a essa demanda. Porém, devido ao cenário atual da pandemia da covid-19, o mutirão não aconteceu. Em relação a dona Alzira ela foi inserida na relação de cirurgias de cataratas no dia 19 de dezembro de 2019. A posição atual dela é número 539. Disse que o atendimento é conforme a demanda.

Já a dona Neuza passou por consulta no Banco de Olhos de Sorocaba em 14 de setembro de 2018. Atualmente, ela não consta em nenhuma demanda. A Secretaria da Saúde de Sorocaba encaminhou e-mail ao BOS para saber o porquê a paciente não realizou a cirurgia e, também, não teve o resultado dos exames.

O BOS – Banco de Olhos de Sorocaba – por sua vez disse que a paciente encontra-se, atualmente, na central de vagas da prefeitura de Sorocaba. Ela fazia parte de um programa realizado pela prefeitura em parceria com o hospital no entanto, o programa foi encerrado. Ressaltou ainda que se a paciente for encaminhada ao BOS ela receberá todo o auxílio necessário.

Parcerias

Notícias Recentes

Dupla especializada em furto em caixas eletrônicos é presa em Jundiaí

Dupla especializada em furto em caixas eletrônicos é presa em Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí prendeu em flagrante dois homens por associação criminosa e tentativa de furto mediante fraude. Os suspeitos, que já possuíam extensa ficha criminal por roubo, receptação, furto e estelionato, estavam na cidade com o objetivo de instalar dispositivos conhecidos como “chupa-cabras” em caixas eletrônicos.

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Um homem foi preso em flagrante por crimes ambientais durante uma ação de fiscalização em Mairinque. O suspeito, que não teve a identidade revelada, mantinha um aterro irregular na região do bairro Monjolinho, descumprindo uma série de medidas administrativas e causando danos ao meio ambiente.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Audiência de caso de estupro ocorrido em 2010 em Sorocaba é adiada

Audiência de caso de estupro ocorrido em 2010 em Sorocaba é adiada

A primeira audiência do caso de estupro que aconteceu em uma festa de debutante em Sorocaba, em 2010, foi remarcada. O advogado de uma testemunha saiu do caso, o que resultou no adiamento da audiência. A vítima, hoje com 28 anos, aguarda ansiosamente por uma nova data e clama por justiça.

Você é daqui, você é da gente

1 Comentário

  1. 123angelasilva123@gmail.com

    Minha mãe está quase cega precisando urgente fazer a cirurgia nos dois olhos. Mas infelizmente está muito difícil fazer gratis. Já apelamos pra tudo e nada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!