Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
A pandemia causada pelo novo coronavírus, que atingiu em cheio o Brasil e já causou a morte de mais de 210 mil pessoas, transformou 2020 no ano mais mortal da história da cidade de Sorocaba.
cemiterio
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
O animal da espécie Eptesicus furinalis, que se alimenta de insetos, foi localizado morto no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu
Em outubro do ano passado, eles lançaram o álbum ‘Nash’, gravado em Nashville, capital da música country dos Estados Unidos.
Um terceiro suspeito segue foragido.
Continua após anúncio
A pandemia causada pelo novo coronavírus, que atingiu em cheio o Brasil e já causou a morte de mais de 210 mil pessoas, transformou 2020 no ano mais mortal da história da cidade de Sorocaba.
Desde o início da série histórica das estatísticas vitais de óbitos do registro civil nos municípios, em 2002, nunca morreram tantos moradores da cidade em um só ano, e nunca houve uma variação anual de óbitos tão grande como a ocorrida na comparação entre 2019 e 2020.
Segundo os dados do portal da transparência plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os óbitos registrados pelos cartórios de Sorocaba em 2020 totalizaram 5.544, 14,8% a mais que no ano anterior, superando a média histórica de variação anual de mortes no município que era, até 2019, de 1,4% ao ano.
O número de óbitos registrados em 2020 pode aumentar ainda mais, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento do registro no portal da transparência.
Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para registro de óbito em razão da situação de emergência causada pela covid-19.
A pandemia trouxe também reflexo em outras doenças que registraram aumento considerável na variação entre os anos de 2019 e 2020. Foi o caso das mortes causadas por doenças respiratórias, que cresceram 17,5% na comparação entre os anos, passando de 1.974 para 2.321. Entre as doenças deste tipo, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) explodiu, registrando crescimento de 433%.
Já entre os óbitos causados por doenças cardíacas, muitas vezes relacionadas à covid-19, a comparação entre 2019 e 2020 aponta um aumento de 8%, passando de 1.051 para 1.136.
Entre as doenças do coração, o registro que apontou maior crescimento foi o de mortes por causas cardiovasculares inespecíficas, que cresceu 13,7% entre os anos, sendo que o aumento dos óbitos em domicílio é uma das explicações para o diagnóstico inespecífico das mortes causadas por doenças do coração.
No estado de São Paulo, as doenças respiratórias cresceram 27,5% no mesmo período comparativo. A SRAG registrou aumento de 723%, e as causas indeterminadas, 26,7%. Em relação às doenças cardíacas, a comparação entre os dois anos mostra um crescimento de 6,4%, com a maior alta por causas cardiovasculares inespecíficas, 50%.
Mortes em casa disparam
O receio das pessoas frequentarem hospitais ou mesmo realizarem tratamentos de rotina durante a pandemia, assim como a falta de leitos em momentos críticos da covid-19 no brasil, fez com que o número de mortes em domicílio disparasse no município de Sorocaba quando se comparam os anos de 2019 e de 2020, registrando um aumento de 21,6%.
As mortes por causas respiratórias fora de hospitais cresceram 2,4%, sendo que a insuficiência respiratória foi a que registrou a maior variação, 17,6%. Os registros de óbitos, feitos com base nos atestados assinados pelos médicos, apontam que 28 moradores do município morreram de covid-19 em suas casas no ano de 2020.
Os óbitos por causas cardíacas fora de hospitais também dispararam em 2020, com registro de aumento de 38,7% na comparação com o ano anterior. Neste tipo de doença, o maior aumento se deu nas mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC), 54,1%.
Também cresceram os óbitos em casa por infarto, aumento de 40,6%, e causas cardiovasculares inespecíficas, 29%, muito em razão de a morte ocorrer sem assistência médica, dificultando a qualificação da doença.
Já em nível estadual, os óbitos em domicílio cresceram 15,3% no mesmo período comparativo, aumentando em 1.600% as mortes por SRAG, 11,6 por septicemia e 47,9 por causas indeterminadas.
De acordo com os atestados médicos, 1.492 paulistas morreram de covid-19 em suas casas. Os óbitos por causas cardíacas fora de hospitais tiveram alta de 22,4% em 2020. As causas cardiovasculares inespecíficas (118%) e o AVC (18,6%) aparecem em seguida.
https://youtu.be/D97hKmqR5Z8Ainda não há definição sobre quem assumirá o comando da Arquidiocese de Sorocaba após sua saída. Segundo Dom Júlio, a arquidiocese entrará em um período de vacância até que um novo arcebispo seja nomeado.
Alerta da Defesa Civil dura até o sábado (5)
Tarifa será cobrada somente de motoristas que utilizarem a via expressa
Em um deles, motociclista morreu. No outro, o motorista de um utilitário ficou ferido. Local está em obras
No total, 25 pontos de ônibus serão monitorados.
Receba notícias no seu celular
Sou de Sorocaba,43 anos,técnica de enfermagem na ativa como home care ,tenho hipertensão,já fiz cirurgia de aneurisma,como profissional da saúde,gostaria de saber quando poderei tomar a vacina da covid, uma vez que trabalho com idosos e também deficientes. Obrigada.