4 em cada 10 adultos apresentam níveis alterados de colesterol ruim no Brasil

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de agosto de 2024

Compartilhe:

Isso preocupa os especialistas porque essa condição pode ser a porta de entrada para outras complicações.

Objeto em formato de coração, na matéria sobre colesterol ruim.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Hoje, oito de agosto, é o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. Cada vez mais brasileiros têm apresentado aumento do colesterol ruim (LDL). No país, quatro em cada dez adultos apresentam níveis alterados. Isso preocupa os especialistas porque essa condição pode ser a porta de entrada para outras complicações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterol alto é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto.

O HDL é conhecido como o colesterol bom. Em quantidades adequadas, protege as artérias e dificulta a entrada do LDL, conhecido como colesterol ruim. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares, porque permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias. Esse acúmulo cria placas de gordura nos vasos sanguíneos e dificulta o fluxo de sangue, podendo levar a problemas no coração e até no cérebro.

O colesterol alto pode ser causado pelo estilo de vida, como má alimentação, excesso de bebidas alcoólicas e sedentarismo. Mas também pode ser por causa genética, independentemente do peso e da dieta. Alguns hábitos podem ser adotados para diminuir os níveis do colesterol ruim. Como um acompanhamento com nutricionista, atividades físicas e, se necessário, o uso de medicamentos.

Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Sorocaba retoma vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31)

Sorocaba retoma vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), retoma a vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31) em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização é destinada ao grupo prioritário e crianças menores de 5 anos. Na sexta-feira (1), todas as UBSs da cidade disponibilizarão o imunizante.

Mutirão contra dengue em Itapetininga é adiado

Mutirão contra dengue em Itapetininga é adiado

A Prefeitura de Itapetininga adiou o mutirão contra a dengue que ocorreria neste fim de semana (19 e 20), por conta das condições climáticas. A ação seria nas vilas Rio Branco, Reis, Hungria e Jardim Maria Luiza. Segundo a instituição, uma nova data será divulgada em...

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!