4 em cada 10 adultos apresentam níveis alterados de colesterol ruim no Brasil

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de agosto de 2024

Compartilhe:

Isso preocupa os especialistas porque essa condição pode ser a porta de entrada para outras complicações.

Objeto em formato de coração, na matéria sobre colesterol ruim.

Notícias Recentes

Tomorrowland Brasil 2025 agita Itu com mais de 150 atrações

Tomorrowland Brasil 2025 agita Itu com mais de 150 atrações

O Tomorrowland Brasil 2025 revelou seu line-up oficial, trazendo mais de 150 artistas da música eletrônica para o Parque Maeda, em Itu. Entre os destaques estão Alok, Armin van Buuren, Vintage Culture, Steve Aoki e Nicky Romero. O festival acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro e terá como tema “LIFE”. A pré-venda de ingressos começa em 4 de abril, com vendas globais a partir do dia 8.

Continua após anúncio

Hoje, oito de agosto, é o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. Cada vez mais brasileiros têm apresentado aumento do colesterol ruim (LDL). No país, quatro em cada dez adultos apresentam níveis alterados. Isso preocupa os especialistas porque essa condição pode ser a porta de entrada para outras complicações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterol alto é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto.

O HDL é conhecido como o colesterol bom. Em quantidades adequadas, protege as artérias e dificulta a entrada do LDL, conhecido como colesterol ruim. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares, porque permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias. Esse acúmulo cria placas de gordura nos vasos sanguíneos e dificulta o fluxo de sangue, podendo levar a problemas no coração e até no cérebro.

O colesterol alto pode ser causado pelo estilo de vida, como má alimentação, excesso de bebidas alcoólicas e sedentarismo. Mas também pode ser por causa genética, independentemente do peso e da dieta. Alguns hábitos podem ser adotados para diminuir os níveis do colesterol ruim. Como um acompanhamento com nutricionista, atividades físicas e, se necessário, o uso de medicamentos.

Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!