5 dicas de educação financeira

Conteúdo Publicitário, Economia | 0 Comentários

TV Sorocaba

6 de setembro de 2024

Compartilhe:

Aprenda a ter metas realistas e escapar de armadilhas que prejudicam sua vida financeira

Imagem de capa das dicas de educação financeira.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Ter educação financeira significa ter o conhecimento e as habilidades necessárias para tomar decisões informadas sobre como gerenciar, economizar, investir e gastar dinheiro. Ela vai além de conseguir economizar dinheiro e sobreviver a cada mês. Significa entender como elaborar um orçamento, economizar e investir da forma correta, permitindo metas realistas. Veja abaixo 5 dicas para hábitos financeiros mais saudáveis. Confira:

1 – Domine os conceitos financeiros

Este é o primeiro passo para uma boa financeira. Para se familiarizar com os fundamentos, leia livros, artigos e veja vídeos.

Entenda os conceitos básicos de gestão financeira para construir uma base sólida para uma vida financeira saudável.

2 – Trace objetivos financeiros

Comece estabelecendo metas financeiras claras e específicas para guiar suas decisões e ações. Identifique objetivos de curto prazo, como criar uma reserva de emergência, médio prazo, como comprar um carro, e longo prazo, como aposentadoria.

Isso ajuda a ter um propósito claro para suas atividades financeiras.

3 – Acompanhe suas finanças

Mantenha um registro detalhado de suas receitas e despesas para identificar áreas onde é possível economizar. Use aplicativos de gerenciamento financeiro ou planilhas para acompanhar suas finanças de perto.  

Inclusive, a Afinz, plataforma completa de serviços financeiros e de cuidado para varejistas e consumidores, tem uma planilha financeira prática e completa para começar usar imediatamente. Clique aqui e baixe agora

4 – Organize-se para pagar as contas

Atrasar o pagamento das contas pode resultar em taxas e multas adicionais, o que prejudica o orçamento e compromete seus objetivos financeiros. Estabelecer um sistema organizado para gerenciar suas contas pode ajudar a evitar esses contratempos.

Homem segurando um cartão.

5 – Economize e invista na prática

A educação financeira se torna mais “fácil” quando praticada. Sendo assim, desenvolva o hábito de poupar uma parte de sua renda regularmente e aprenda a investir seu dinheiro de forma inteligente. É possível começar criando uma reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas e, em seguida, explorar diferentes opções de investimento de acordo com seu perfil de risco e objetivos financeiros. Saiba mais e comece a investir com a Afinz: https://afinz.com.br/para-voce/investimentos/

Saiba mais sobre esse tema no Blog da Afinz: https://afinz.com.br/blog/seu-dinheiro/educacao-financeira/

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Contas de água e esgoto de Jundiaí terão reajuste de 8,28%

Contas de água e esgoto de Jundiaí terão reajuste de 8,28%

A partir de 15 de dezembro, as contas de água e esgoto de Jundiaí terão reajuste de 8,28%, válido para todas as categorias e faixas de consumo. A Tarifa Residencial Social, que oferece descontos para famílias cadastradas no CADÚnico, também será ajustada.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!