Valores podem ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social
Com planejamento e controle, o peso das contas de início de ano pode ser muito menor.
Valores podem ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social
Em Sorocaba e Jundiaí, a vacina contra a gripe Influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos horários normais de funcionamento.
Mais de 579 mil veículos circularam pelas estradas; movimento foi maior do que o previsto e gerou 44 acidentes e quase mil atendimentos.
Os detalhes das réplicas impressionam. São modelos fiéis aos originais que circularam pelas ruas em décadas passadas.
Continua após anúncio
O início do ano chegou e, com ele, chegam as tão temidas contas de janeiro: IPVA, IPTU, material escolar, cartão de crédito com os gastos das festas de final de ano e aquele calor de 40 graus lembrando que a conta de energia também vai pesar. A lista é grande, mas dá para passar por essa temporada sem sufoco e se organizar para ter fôlego e começar o ano bem.
Confira as dicas que os especialistas da Afinz, plataforma completa de serviços financeiros e de cuidado para varejistas e consumidores, prepararam para ajudar na organização financeira.
Antes de qualquer coisa, liste ou coloque tudo em uma planilha: IPVA, IPTU, seguro do carro, matrícula escolar e outras despesas fixas. Não se esqueça de adicionar parcelas ou débitos recorrentes do cartão de crédito. Isso serve para ter uma visão clara do que vem pela frente e facilitar o planejamento.
Se você tem uma reserva financeira e o desconto for atraente (geralmente 3% a 10%), pagar à vista pode ser um bom negócio. Mas se isso comprometer toda a sua poupança, é melhor parcelar.
Só tome cuidado para não acumular dívidas que não cabem no orçamento mensal.
Nem tudo precisa ser resolvido de uma vez, por isso, priorize as contas com maior impacto financeiro ou multas e juros severos em caso de atraso, como IPVA (que afeta o licenciamento do carro) e IPTU (essencial para imóveis regularizados). Já aqueles gastos com itens supérfluos podem esperar para serem feitos em meses menos apertados.
Se optar por parcelar, distribua as parcelas dentro do seu orçamento mensal. Lembre-se de que janeiro e fevereiro são meses curtos, mas com longas despesas. Controle para não acumular demais no cartão de crédito ou cheque especial.
Hoje, existem aplicativos e bancos digitais que ajudam no controle financeiro. Organize suas despesas fixas e variáveis em categorias e acompanhe os gastos para garantir que você está no caminho certo.
O início do ano é um ótimo momento para começar ou reforçar uma reserva de emergência. Tente reservar uma porcentagem do seu salário para não ser pego de surpresa com outras despesas ao longo do ano.
Organizar as finanças não significa abrir mão de tudo. Inclua no seu orçamento um espaço para pequenos prazeres, como restaurantes, viagens ou um passeio no final de semana. O equilíbrio é a chave para não perder o pique.
Com planejamento e controle, o peso das contas de início de ano pode ser muito menor. O mais importante é manter o foco e as contas em dia para aproveitar o resto do ano sem estresse. Para saber mais sobre esse e outros temas, acesse o Blog da Afinz: https://afinz.com.br/blog
A Páscoa é uma data tradicionalmente dedicada à reunião familiar. E claro, os pets não poderiam ficar de fora dessa celebração. Para deixar os bichinhos no clima da data, algumas empresas estão oferecendo serviços especiais para eles. Com um cenário cheio de...
Nas araras, o contraste é evidente: de um lado, regatas; do outro, jaquetas.
Após ouvir demandas da população e lideranças locais, o Governo de São Paulo confirmou a exclusão de quatro pórticos de pedágio que seriam instalados em áreas urbanas de Sorocaba. A decisão faz parte da reestruturação da concessão da Rota Sorocabana, que agora contará com nove pórticos eletrônicos, em vez dos 13 originalmente previstos.
Com o quilo chegando a R$ 200, consumidores buscam alternativas mais baratas para manter a tradição
Prazo para pedir o benefício vai até 22 de abril pelo site da Fatec
Receba notícias no seu celular
0 comentários