Ano letivo na rede estadual e municipal de Sorocaba começa em 8 de fevereiro

Ano letivo na rede estadual e municipal de Sorocaba começa em 8 de fevereiro

Ano letivo na rede estadual e municipal de Sorocaba começa em 8 de fevereiro. O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (22) que a presença dos estudantes nas escolas para as aulas de todas as redes do estado será opcional nas fases vermelha e laranja, as mais restritivas do plano São Paulo.

A medida altera o previsto na deliberação do conselho estadual da educação, homologada nesta semana, sobre a obrigatoriedade de que pelo menos 1/3 das aulas deveriam ser cursadas em formato presencial. Agora, essa obrigatoriedade se aplica apenas às fases amarela e verde.

Novas orientações poderão ser expedidas pelo conselho estadual da educação, a depender da evolução da pandemia, bem como de outras medidas que venham a ser adotadas pelas autoridades da saúde ou do governo de São Paulo.

Retorno regionalizado
Nas duas primeiras semanas, as escolas da rede estadual receberão até 35% de sua capacidade de alunos por dia. Após esse período, se uma região estiver na fase vermelha ou laranja do plano São Paulo, as escolas poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%. Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as fases.

Já as instituições de ensino superior poderão funcionar na fase amarela com até 35% das matrículas, e na fase verde, com até 70%. Nas etapas vermelha e laranja, elas não estão autorizadas a funcionar. Cursos superiores específicos da área médica têm o retorno presencial autorizado em todas as fases do plano São Paulo.

Rede municipal
Sorocaba
A prefeitura de Sorocaba apontou no dia 15 a data de início da retomada das aulas presenciais dos mais de 60 mil estudantes da rede municipal de ensino para ano letivo de 2021.

Conforme o calendário letivo, as aulas começam no dia 8 de fevereiro, inicialmente de maneira remota. Neste primeiro momento, as equipes escolares seguirão com o modelo de Atividades Não Presenciais (ANP), mantendo um canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades.

Jundiaí
A retomada das aulas no município ocorrerá no dia 1º de fevereiro, com foco no desenvolvimento híbrido, preconizando atividades em áreas ao ar livre e visando o desemparedamento da escola. Serão utilizados espaços abertos da própria unidade escolar e equipamentos públicos que estejam em sua região. Um dos locais que receberá alunos é o mundo das crianças.

Cada unidade escolar definirá as atividades conforme a realidade da comunidade que atende, inclusive respeitando os segmentos atendidos, com foco nos cuidados e proteção e desenvolvimento global, especialmente em áreas de vulnerabilidade.

As aulas serão retomadas com organização das turmas, com aulas em períodos intercalados entre presencial e remoto e preservando o limite de até 35% do número de alunos de cada escola, com duas horas e meia por dia durante o mês de fevereiro, havendo monitoramento semanal sobre o cenário. O calendário atende à necessidade dos 200 dias letivos.

Entre as crianças menores de 3 anos, a retomada de atividades será feita com base na realidade de cada unidade escolar, prezando pelo cuidado e segurança das crianças. Cada escola irá preparar a adaptação dos bebês com atividades ao ar livre para família e criança. As estratégias ficam a cargo de cada unidade, considerando os ambientes e possibilidades.

Para a retomada, todos os educadores realizaram treinamento específico e os materiais de proteção foram adquiridos para o uso, bem como álcool em gel e sabonete líquido, além dos equipamentos de proteção individual para cada servidor, levando em consideração as especificações de cada cargo.

Porto feliz
A prefeitura de porto feliz informa que o retorno às aulas presenciais do ensino fundamenta da rede municipal de ensino está previsto para o dia 03 de fevereiro de 2021 (quarta-feira).

De acordo com a determinação do governo do estado de São Paulo, e seguindo todos os cuidados necessários, o município poderá atender até 35% de sua demanda. Desta forma, as atividades presenciais serão realizadas no sistema de rodízio semanal a ser divulgado. Cabe destacar que as atividades pedagógicas serão norteadas pelo ensino híbrido, desenvolvido por meio de atividades pedagógicas presenciais e não presenciais (ensino remoto).

Na educação infantil o início das atividades escolares acontecerá a partir de 01/02/2021, de forma não presencial (ensino remoto). E a partir de 1º de março, de forma presencial.

Buri
As aulas presenciais da rede municipal iniciarão em 26 de janeiro, com todos os protocolos necessários.
Todas as escolas municipais receberam ou adquiriram equipamentos e materiais de consumo para o cumprimento dos protocolos sanitários, tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, álcoois em gel, lixeiras com pedal, dispenser para papel toalha, dispenser para sabonete líquido, pulverizador, entre outros.
A previsão do dia 26 de janeiro vale para alunos da creche, pré-escola, ensino fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

Itu
O retorno às aulas presenciais nas escolas municipais de itu está previsto para o dia 3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira).
Os pais ou responsáveis pelos alunos serão orientados sobre todos os procedimentos a serem seguidos pela equipe gestora da escola através dos grupos de whatsapp das unidades que já eram utilizados em 2020. Todos deverão aguardar este contato.

Mairinque
Aulas presenciais em Mairinque voltam dia 1 de março, porém retorno para sala de aula é optativo.
Na primeira etapa, com início marcado para 1 de fevereiro, os alunos contarão com atividades ainda no formato digital, via internet. A partir de 01 de março, aqueles que se sentirem à vontade e quiserem retornar para sala de aula, iniciarão as atividades presenciais. A porcentagem de alunos nas salas, será determinada pela cor do plano SP no período em questão.

Capela do alto
O retorno das aulas na rede municipal ocorre a partir do dia 8 de fevereiro.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!