Anvisa suspende vacinação em gestantes

Anvisa suspende vacinação em gestantes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou nesta segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da vacina covid da Astrazeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A recomendação da suspensão está em nota técnica emitida pela agência nacional de vigilância sanitária.

A orientação é que a indicação da bula da vacina da Astrazeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra covid em uso no país. O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra covid da Astrazeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

Governo do estado

Por nota o Governo do Estado de São Paulo informou que, em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite desta segunda-feira. Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do programa nacional de imunização do ministério da saúde e da Anvisa.

Sorocaba

O município entrou em contato com o estado e aguardava a orientação do grupo de vigilância epidemiológica sobre o tema.

várzea paulista e são roque suspenderam a vacinação em grávidas e puérperas.

Itapetininga

A prefeitura de Itapetininga ressalta que segue rigorosamente as etapas de vacinação definidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do ministério da saúde, e o Plano Estadual de Imunização (PEI), do governo do estado de São Paulo e orienta as gestantes com comorbidades que tomaram a vacina Astrazeneca nesta segunda-feira (10), que informem a vigilância epidemiológica do município ou a unidade de saúde mais próxima de sua casa, caso percebam sintomas adversos.

O endereço e telefone da vigilância epidemiológica de Itapetininga:  rua Plácido Cardoso, 140 – jardim mesquita telefone (15) 3373-5426. De segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!