Aplicativo permite denúncias de propaganda eleitoral irregular

Eleições | 0 Comentários

TV Sorocaba

29 de setembro de 2022

Compartilhe:

Em ano de eleições, cada cidadão pode colaborar, não apenas na hora do voto, mas também fiscalizando a atuação dos candidatos.

denúncia propaganda eleitoral

denúncia propaganda eleitoral

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

Em ano de eleições, cada cidadão pode colaborar, não apenas na hora do voto, mas também fiscalizando a atuação dos candidatos e da propaganda eleitoral. Um gesto para diminuir irregularidades e tornar o sistema eleitoral mais justo e igualitário. Em 2014, a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo gratuito Pardal que permite ao eleitor denunciar atitudes irregulares nas campanhas.

No próprio aplicativo é possível consultar o que é permitido ou não. Para as denúncias é preciso selecionar a cidade, o tipo de denunciado, o cargo do candidato e seguir o passo a passo para descrever a irregularidade e anexar provas. As denúncias podem gerar processos na Justiça e encaminhamentos ao Ministério Público.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições deste ano, até agora, no Estado de São Paulo são mais de 3700 denúncias. Em Sorocaba, 91, em Jundiaí 77 e em Itapetininga 44. O número representa um aumento de 130% em relação às denúncias feitas em 2018.

O período de campanha eleitoral nas eleições deste ano começou no dia 16 de agosto e termina no dia 1º de outubro. Já no domingo de eleições, caso o eleitor presencie alguma irregularidade sobre a propaganda de candidatos, ele deve denunciar nos cartórios eleitorais ou órgãos de fiscalização, como no caso de boca de urna.

https://youtu.be/lmG5LSy2eUM

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Título de eleitor pode ser regularizado até 8 de maio

Título de eleitor pode ser regularizado até 8 de maio

Neste ano tem eleições para a escolha de vereadores, prefeitos e vices. A votação no primeiro turno vai ser no dia 6 de outubro. Mas cinco meses antes dessa data, os eleitores precisam estar com o título regularizado, até o dia 8 de maio.

Estudantes aprendem sobre processo eleitoral

Estudantes aprendem sobre processo eleitoral

Ano que vem tem eleições para prefeitos e vereadores das cidades e uma ação da justiça eleitoral está ajudando os estudantes na conscientização sobre a importância do voto, que é facultativo para as pessoas de 16 e 17 anos.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!