Após caso de morcego com raiva, aplicação de vacina é reforçada em Sorocaba

Noticidade Noite, Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

31 de julho de 2024

Compartilhe:

Depois da confirmação do caso de um morcego com raiva na semana passada, a prefeitura de Sorocaba reforçou as orientações sobre a vacina contra a doença.

Notícias Recentes

Tomorrowland Brasil 2025 agita Itu com mais de 150 atrações

Tomorrowland Brasil 2025 agita Itu com mais de 150 atrações

O Tomorrowland Brasil 2025 revelou seu line-up oficial, trazendo mais de 150 artistas da música eletrônica para o Parque Maeda, em Itu. Entre os destaques estão Alok, Armin van Buuren, Vintage Culture, Steve Aoki e Nicky Romero. O festival acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro e terá como tema “LIFE”. A pré-venda de ingressos começa em 4 de abril, com vendas globais a partir do dia 8.

Continua após anúncio

Depois da confirmação do caso de um morcego com raiva na semana passada, a prefeitura de Sorocaba reforçou as orientações sobre a vacina contra a doença. Um morador do bairro Jardim das Magnólias encontrou o morcego com comportamento suspeito e a rápida ação do munícipe, que acionou a equipe de zoonoses, foi fundamental. O mamífero foi levado para exames, que confirmaram a presença do vírus da raiva. Este é o primeiro caso registrado em 2024 no município.

Fernando Henrique Simão, supervisor da zoonoses, explica: “O morcego é protegido por lei ambiental, ele voa à noite, mas quando se comporta de forma estranha, é preciso agir com cautela.”

O que fazer ao encontrar um morcego:

  • Coloque o animal em uma caixa ou balde.
  • Nunca toque no morcego.
  • Evite ao máximo o contato com animais domésticos.

A raiva é uma zoonose viral com alta letalidade, conforme alerta a Organização Mundial da Saúde. A principal forma de prevenção é a vacinação. Em Sorocaba, o imunizante está disponível para cães e gatos acima de três meses de idade, mediante agendamento em dois pontos fixos: na Avenida Itavuvu e no Jardim Betânia.

Embora não haja registros de raiva em seres humanos ou animais domésticos no município em 2024, a vigilância é essencial. A doença é grave e, uma vez manifestados os sintomas, é quase sempre fatal. A prevenção, portanto, é a melhor medida.

Os moradores podem agendar a vacinação de seus pets de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3229-7333 para o posto na Rua Nain, 57, Jardim Betânia, e pelo telefone (15) 3222-2484 para o posto na Avenida Itavuvu, 5830, Jardim Hebert de Souza. Fora desse horário, em fins de semana e feriados, o contato deve ser feito com a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!