Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Depois da confirmação do caso de um morcego com raiva na semana passada, a prefeitura de Sorocaba reforçou as orientações sobre a vacina contra a doença.
Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Tradicional na cidade, a receita é passada de geração em geração
Polícia suspeita que jovem tenha sido assassinada e o corpo carbonizado
A programação vai das 16h até às 22 h desta quarta-feira (20)
Continua após anúncio
Depois da confirmação do caso de um morcego com raiva na semana passada, a prefeitura de Sorocaba reforçou as orientações sobre a vacina contra a doença. Um morador do bairro Jardim das Magnólias encontrou o morcego com comportamento suspeito e a rápida ação do munícipe, que acionou a equipe de zoonoses, foi fundamental. O mamífero foi levado para exames, que confirmaram a presença do vírus da raiva. Este é o primeiro caso registrado em 2024 no município.
Fernando Henrique Simão, supervisor da zoonoses, explica: “O morcego é protegido por lei ambiental, ele voa à noite, mas quando se comporta de forma estranha, é preciso agir com cautela.”
O que fazer ao encontrar um morcego:
A raiva é uma zoonose viral com alta letalidade, conforme alerta a Organização Mundial da Saúde. A principal forma de prevenção é a vacinação. Em Sorocaba, o imunizante está disponível para cães e gatos acima de três meses de idade, mediante agendamento em dois pontos fixos: na Avenida Itavuvu e no Jardim Betânia.
Embora não haja registros de raiva em seres humanos ou animais domésticos no município em 2024, a vigilância é essencial. A doença é grave e, uma vez manifestados os sintomas, é quase sempre fatal. A prevenção, portanto, é a melhor medida.
Os moradores podem agendar a vacinação de seus pets de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3229-7333 para o posto na Rua Nain, 57, Jardim Betânia, e pelo telefone (15) 3222-2484 para o posto na Avenida Itavuvu, 5830, Jardim Hebert de Souza. Fora desse horário, em fins de semana e feriados, o contato deve ser feito com a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153.
A programação vai das 16h até às 22 h desta quarta-feira (20)
Professor Juarez Xavier ressalta que a Consciência Negra é um momento para reconhecer as contribuições do povo negro à sociedade brasileira e refletir sobre o legado de Zumbi.
A vigilante Carla Monique de Medeiros, de 40 anos, é uma das gestantes beneficiadas pelo novo protocolo. Ela vive a emoção de esperar seu primeiro filho após enfrentar desafios de saúde.
Mensagens trocadas em grupos de mães revelam a gravidade da situação.
A repórter Nicole Bonentti conversou com a mãe da vítima, que expressou a dor da família diante da perda irreparável.
Receba notícias no seu celular
0 comentários