Após caso de raiva em morcego, moradores de Jundiaí recebem orientações

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

15 de julho de 2022

Compartilhe:

Região da Ponte São João, em Jundiaí recebeu ações das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), para a orientação à população sobre os cuidados com relação aos morcegos, já que no bairro foi localizado um exemplar do animal positivo para raiva

orientacao-morcegos-raiva-jundiai-tv-sorocaba

orientacao-morcegos-raiva-jundiai-tv-sorocaba

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

Região da Ponte São João, em Jundiaí recebeu ações das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), para a orientação à população sobre os cuidados com relação aos morcegos, já que no bairro foi localizado um exemplar do animal positivo para raiva. Além de indicar a necessidade de não manipular o morcego localizado na residência, os técnicos fazem o levantamento vacinal entre os cães e gatos de estimação.

A ação de orientação e levantamento da situação vacinal dos animais de estimação da região faz parte das medidas protocolares após a positividade de um morcego para raiva.

Este é o primeiro caso de morcego positivo para raiva localizado em Jundiaí neste ano. No ano passado foram dois. Em nenhum dos casos houve contato com pessoas ou contaminação de animais domesticados.


No caso de identificação de um morcego em casa ou no quintal, a pessoa deve contatar imediatamente a Visam, pelo telefone (11) 4521-0660, para recolhimento do animal.

Caso seja possível, isolar o cômodo em que o animal foi encontrado ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção, mesmo os encontrados mortos.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!