mulheres com sobrepeso

Aumenta o número de pessoas com sobrepeso ou obesas

Um dado que sempre preocupa e não baixa: aumentou o número de pessoas com sobrepeso ou obesas no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, em 16 anos a proporção de obesos na população brasileira com 20 anos ou mais, mais que dobrou passando de 12% para 26%. Já a proporção de pessoas com excesso de peso com 20 anos ou mais, subiu de 43% para 61 por cento.

Esses dados são da pesquisa nacional de saúde concluída em 2019 e divulgada pelo IBGE. O estudo indica também, que no ano passado, uma em cada quatro pessoas com 18 anos ou mais estava obesa, ou seja, 41 milhões de brasileiros nessa faixa etária.

Já o excesso de peso atingia 60% da população de 18 anos ou mais: 96 milhões com sobrepeso. Em 2019 o excesso de peso também ocorria em 19% dos adolescentes de 15 a 17 anos de idade, no total um milhão e meio de pessoas.

Para a endocrinologista Lígia Mattos, o problema da obesidade não está relacionado apenas a má alimentação, pois há também de se levar em conta as questões genéticas.

Ainda segundo a endocrinologista, procurar ajuda de profissionais de saúde e escolher uma alimentação saudável já é um grande passo para vencer o problema.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!