Banco de olhos quase zera fila de transplante de córneas

Notícia Regional, Noticidade, Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

26 de maio de 2023

Compartilhe:

Pessoas do país inteiro vão até o Banco de Olhos de Sorocaba em busca de uma nova vida. Enxergar de novo por meio do transplante de córneas. Como a procura de pessoas da região é pequena, comparada à capacidade do hospital, o jeito é trazer pacientes de outros estados. Como a dona Vera Lucia Vitorino, que mora em Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. Ela tinha feito uma cirurgia de catarata e teve uma complicação, por isso precisou transplantar. E recebeu do médico a indicação do Banco de Olhos de Sorocaba.

banco-de-olhos-quase-zera-fila-de-transplante-de-corneas

banco-de-olhos-quase-zera-fila-de-transplante-de-corneas

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Pessoas do país inteiro vão até o Banco de Olhos de Sorocaba em busca de uma nova vida. Enxergar de novo por meio do transplante de córneas.
Como a procura de pessoas da região é pequena, comparada à capacidade do hospital, o jeito é trazer pacientes de outros estados. Como a dona Vera Lucia Vitorino, que mora em Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. Ela tinha feito uma cirurgia de catarata e teve uma complicação, por isso precisou transplantar. E recebeu do médico a indicação do Banco de Olhos de Sorocaba.

Ela fez a cirurgia em janeiro e agora está passando pelas consultas de pós-operatório. Enquanto isso, o nome dela permanece na fila de espera em minas gerais, mas até agora ela não foi chamada.

O hospital realiza por mês, em média, 250 transplantes de córnea, e este também é o número atual de pessoas aguardando para realizar a cirurgia. Isso significa que, dentro de 30 dias, a fila de pessoas aguardando para fazer o procedimento pode zerar.
O superintendente do BOS, Edil Vidal, diz que no ano passado foram coletadas 14 mil córneas, e que a expectativa é que este ano as doações seja de mais de 15 mil.
Ele explica que as córneas coletadas pelo Banco de Olhos são distribuídas pela Secretaria da Saúde para todo o estado, mas que pessoas de todo o Brasil podem se cadastrar para entrar na fila.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!