A produção é totalmente artesanal e feita com frutas selecionadas.

Itu comemorou neste domingo (02) 410 anos de emancipação política administrativa...
A produção é totalmente artesanal e feita com frutas selecionadas.
O projeto existe há 30 anos em São Paulo, com polos abertos em todo o estado, além de parcerias com unidades da Fundação CASA.
GCM foi acionada e determinou o flagrante.
A organização criminosa desviou recursos que eram destinados à saúde
Continua após anúncio
Itu comemorou neste domingo (02) 410 anos de emancipação política administrativa. Para a festa teve inauguração de escola e um bolo gigante com mais de 4 mil pedaços.
História de Itu:
Com a criação de uma capela em louvor a nossa senhora da candelária pelo Bandeirante Domingos Fernandes, a data oficial da fundação de Itu é 02 de fevereiro 1610. Tal capela existiu onde hoje há o marco de fundação da cidade na praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus).
O nome “Utu-Guaçu”, que futuramente tornou-se Itu, significava “grande queda d’água”. A mesma cachoeira que deu o nome para Itu está no rio Tietê e inspirou também o nome da cidade vizinha, Salto.
A vila de Itu foi, em fevereiro de 1842, elevada à categoria de cidade e, no mesmo ano, participou ativamente da revolução liberal que eclodiu em várias partes do país, organizando uma força de 300 homens, junto à tropa de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
A participação de Itu na política nacional teve também grande destaque na magna convenção do partido republicano em 1873, nela realizada. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.
Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.
Também nessa época, ocorreu grande migração rural em busca de trabalho. Em 1968, com a conclusão da rodovia Castelo Branco, novas empresas instalaram-se em Itu, principalmente às margens de suas estradas de acesso.
Com um imenso potencial turístico, graças seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico, Itu também é conhecida como “terra dos exageros”, em razão do saudoso humorista Ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício.
Hoje a cidade possui um perfil misto, unindo turismo, comércio, prestação de serviços e indústrias. Sobre este último setor de atividade econômica, o município está implantando atualmente um distrito industrial em área de um milhão de metros quadrados, na região do Pirapitingui.
Tipologia: mista (atividade turística, comercial e industrial)
Gentílico: Ituano
População estimada: 173.939 pessoas (estimativa IBGE 2019)
Dados geográficos
Clima: tropical / bioma: mata atlântica. Relevo: situa-se entre o planalto cristalino e o sedimentar. Possui vestígios de cidade arqueozóica. Relevo de colina suave e nas regiões limítrofes algumas altitudes. Banhada pelo rio Tietê e alguns outros de menor extensão como o Itaim Mirim, Itaim Guaçu e Braiaiá.
Programação de aniversário:
12h – Corte do bolo
Local: Praça Conde de Parnaíba, Centro
12h30 – Entrega da reforma da Emef “Convenção de Itu” rede saber unidade II
Local: Praça Conde de Parnaíba, Centro
14h – Entrega da reforma da Estação elevatória de água bruta Fubaleiro
Local: Avenida das Monções, s/n °, Rancho Grande
16h – Inauguração do novo prédio da unidade de fisioterapia “kindú” – Reolando de Arruda Carneiro
Local: Rua Floriano Peixoto, 457, Centro
16h30 – Show do grupo fundo de quintal
Local: Praça Padre Miguel (matriz)
17h30 – Entrega da medalha Domingos Fernandes
Local: Sincomércio
Rua Maestro José Vitório, 137, Centro
Imagens de câmera de segurança registraram o momento.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico legal (IML) de Sorocaba
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
Passageira transportava 35 tabletes de maconha em duas malas dentro de um ônibus vindo de Foz do Iguaçu
O Tomorrowland Brasil 2025 revelou seu line-up oficial, trazendo mais de 150 artistas da música eletrônica para o Parque Maeda, em Itu. Entre os destaques estão Alok, Armin van Buuren, Vintage Culture, Steve Aoki e Nicky Romero. O festival acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro e terá como tema “LIFE”. A pré-venda de ingressos começa em 4 de abril, com vendas globais a partir do dia 8.
Receba notícias no seu celular
0 comentários