Há poucos meses, o cão Teba ganhou uma família nova. Hoje é o companheiro do José Lucca, de 4 anos. O Teba é um cão de assistência treinado especialmente para ajudar crianças com transtorno do espectro autista.
José Lucca recebeu o diagnóstico quando tinha 2 anos. Além das terapias com profissionais, a convivência com o cachorro se tornou uma terapia complementar.
No período de adaptação, o cão não fica todo o tempo dentro de casa, e a família vai criando situações para o José Lucca se acostumar. Ele foi a primeira criança com autismo de Salto de Pirapora a receber um cão de assistência.
Dentro de casa, a família percebe os benefícios da presença do cão de assistência no dia a dia do pequeno. Mas é em atividades ao ar livre que o Teba ajuda ainda mais o menino. Numa simples caminhada com o cachorro a família nota como José muda o comportamento. Ele se preocupa com o cão, se diverte e a cada dia vai evoluindo.
O animal foi treinado em um instituto de da cidade, que começou essa iniciativa em 2020. O espaço também prepara os cães guia para deficientes visuais. A demanda chega por meio de um cadastro das famílias interessadas. Depois de treinos de socialização, os cães são preparados por mais 5 meses.
https://youtu.be/fgoB36RB-Kg
0 comentários