Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, em 2023, foram registrados 42 casos de leishmaniose em cães na cidade.
Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Tradicional na cidade, a receita é passada de geração em geração
Polícia suspeita que jovem tenha sido assassinada e o corpo carbonizado
A programação vai das 16h até às 22 h desta quarta-feira (20)
Continua após anúncio
A leishmaniose é uma doença grave que afeta principalmente os cães, e seu transmissor é o mosquito-palha, que representa um grande risco para a saúde animal e humana. Em Sorocaba, a incidência de leishmaniose tem sido maior nos bairros Brigadeiro Tobias, Vila Santana e Jardim do Sol, áreas que têm experimentado um aumento nos casos devido à ocupação urbana de antigas áreas verdes.
Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, em 2023, foram registrados 42 casos de leishmaniose em cães na cidade. Este ano, até o momento, 10 novos casos foram confirmados. A doença, que apresenta sintomas tardios como lesões em torno dos olhos e orelhas dos cães, pode ser fatal em até 90% dos casos se não for tratada adequadamente.
Riscos para a saúde humana
Os cães são os principais hospedeiros da leishmaniose, e quando infectados, podem transmitir a doença para humanos se forem picados por outro mosquito-palha. No ano passado, Sorocaba registrou um caso de leishmaniose tegumentar em humanos, o que reforça a necessidade de vigilância e prevenção.
Campanha de conscientização
Em agosto, uma campanha de conscientização está sendo realizada em Sorocaba para alertar os tutores de cães sobre os cuidados necessários para prevenir a leishmaniose. Entre as principais recomendações estão:
O supervisor da Zoonoses, Fernando Henrique Simão, reforça a importância da conscientização e da prevenção. “Os cães são as maiores vítimas da leishmaniose, uma doença de sintomas tardios que pode ser fatal se não tratada. É essencial que os tutores estejam atentos e busquem orientação especializada ao primeiro sinal de suspeita.”
A vigilante Carla Monique de Medeiros, de 40 anos, é uma das gestantes beneficiadas pelo novo protocolo. Ela vive a emoção de esperar seu primeiro filho após enfrentar desafios de saúde.
Mensagens trocadas em grupos de mães revelam a gravidade da situação.
Desde janeiro, a Visam, vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizou cerca de 123 mil ações.
Os interessados devem comparecer ao entreposto, das 9h às 13h, e apresentar um documento com foto para realizar a adoção.
No Brasil, a situação é alarmante, sendo um dos países com o maior número de partos prematuros.
Receba notícias no seu celular
0 comentários