Confira algumas dicas.
Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, em 2023, foram registrados 42 casos de leishmaniose em cães na cidade.
Confira algumas dicas.
Thomaz falou sobre os desafios que o aguardam e as principais metas.
O governador explicou que o investimento surgiu por meio de incentivos, e vai gerar milhares de empregos.
A principal preocupação é com as aulas dos quase 100 alunos que estudam no local.
Continua após anúncio
A leishmaniose é uma doença grave que afeta principalmente os cães, e seu transmissor é o mosquito-palha, que representa um grande risco para a saúde animal e humana. Em Sorocaba, a incidência de leishmaniose tem sido maior nos bairros Brigadeiro Tobias, Vila Santana e Jardim do Sol, áreas que têm experimentado um aumento nos casos devido à ocupação urbana de antigas áreas verdes.
Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, em 2023, foram registrados 42 casos de leishmaniose em cães na cidade. Este ano, até o momento, 10 novos casos foram confirmados. A doença, que apresenta sintomas tardios como lesões em torno dos olhos e orelhas dos cães, pode ser fatal em até 90% dos casos se não for tratada adequadamente.
Riscos para a saúde humana
Os cães são os principais hospedeiros da leishmaniose, e quando infectados, podem transmitir a doença para humanos se forem picados por outro mosquito-palha. No ano passado, Sorocaba registrou um caso de leishmaniose tegumentar em humanos, o que reforça a necessidade de vigilância e prevenção.
Campanha de conscientização
Em agosto, uma campanha de conscientização está sendo realizada em Sorocaba para alertar os tutores de cães sobre os cuidados necessários para prevenir a leishmaniose. Entre as principais recomendações estão:
O supervisor da Zoonoses, Fernando Henrique Simão, reforça a importância da conscientização e da prevenção. “Os cães são as maiores vítimas da leishmaniose, uma doença de sintomas tardios que pode ser fatal se não tratada. É essencial que os tutores estejam atentos e busquem orientação especializada ao primeiro sinal de suspeita.”
Confira algumas dicas.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), retoma a vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31) em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização é destinada ao grupo prioritário e crianças menores de 5 anos. Na sexta-feira (1), todas as UBSs da cidade disponibilizarão o imunizante.
A van do projeto roda todo o estado de São Paulo.
A estrutura inclui 46 leitos de internação, 10 leitos de UTI e cinco salas cirúrgicas, duas das quais são destinadas ao atendimento de day clinic
Além dos atendimentos, também são realizados testes rápidos de detecção de HIV e sífilis.
Receba notícias no seu celular
0 comentários