Campanha Julho Amarelo alerta contra as hepatites virais

Saúde, Viva com Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

19 de julho de 2024

Compartilhe:

Em Sorocaba, segundo a Secretaria de Saúde, já foram registrados 11 casos de hepatites no primeiro semestre deste ano.

Repórter Daniele Gonzales falando sobre as hepatites virais.

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

As hepatites virais são um problema considerado grave no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações que vão de leves a graves. E na maioria dos casos não apresentam sintomas.

As principais maneiras de evitar a doença são os cuidados com os alimentos, relações sexuais e principalmente com a higiene.

Medidas de segurança, como a higienização de equipamentos que são de uso compartilhado, são essenciais para garantir a saúde das pessoas que buscam realizar procedimentos estéticos, tatuagens ou piercings, já que a esterilização inadequada pode ser a porta de entrada para diversas doenças, como no caso das hepatites.

Em Sorocaba, segundo a Secretaria de Saúde, já foram registrados 11 casos de hepatites no primeiro semestre deste ano.

Outras formas de contaminação podem ser pela ingestão de água ou alimentos contaminados e no caso do tipo B, por via sexual. A infectologista, Stephanie Crocco, explica que no Brasil, os tipos mais comuns de hepatites são A, B e C. Cada uma possui uma particularidade. No caso da hepatite A, os sintomas mais comuns são: febre, dores no corpo, náuseas e vômitos. Já a B e C geralmente são silenciosas, mas os sintomas mais comuns são falta de apetite, febre baixa, cansaço, dores no corpo, evoluindo para icterícia, também conhecida como amarelão.

Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!