Câncer de pulmão é o quinto mais comum

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

4 de agosto de 2021

Compartilhe:

O tabagismo e a exposição ao tabaco são os principais fatores de risco para o câncer de pulmão.

pulmao

pulmao

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

O câncer de pulmão é o quinto mais comum entre homens e mulheres no Brasil. Dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, apontam para 17.760 novos casos em homens e 12.440 em mulheres no triênio 2020-2022. O tabagismo e a exposição ao tabaco são os principais fatores de risco para o câncer de pulmão.  

A empresária Jaqueline Pacheco, de 54 anos descobriu a doença depois de uma corrida, em dezembro de 2019, ela começou a sentir dores na lombar. Fez alguns exames e veio a descoberta do que representava aquele sinal: um tumor maligno no pulmão.  

Jaqueline viveu com a dependência do cigarro por 30 anos, antes de descobrir o câncer de pulmão. A cirurgia para retirada do tumor foi em maio de 2020.

Desde então, parou de fumar e já voltou a se exercitar. O exemplo dela é mais um que mostra a importância do diagnóstico precoce de uma doença que pode ser silenciosa. Hoje ela está curada e isso representa renovação para ela.

https://youtu.be/SgYx78LqVy4

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!