Carreta da mamografia fica em Alumínio até sexta-feira

Alumínio, Saúde | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

25 de março de 2025

Compartilhe:

O objetivo do programa do Governo do estadao de SP é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura da doença.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A Carreta da Mamografia, parte do programa Mulheres de Peito, está em Alumínio até o dia 28 oferecendo exames gratuitos para mulheres da região. A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O objetivo do programa é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura da doença. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos puderam realizar o exame apenas com a apresentação do RG e do Cartão SUS. Já pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 precisaram apresentar um pedido médico para a realização da mamografia.

O serviço, que está na praça em frente à igreja Matriz de Alumínio, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de até 50 senhas por dia. O atendimento é realizado por demanda espontânea, por ordem de chegada.

As pacientes que apresentaram alterações no exame foram encaminhadas para unidades de referência do SUS para a realização de exames complementares ou início do tratamento.

As Carretas da Mamografia registraram um aumento de 40% na realização de exames em 2024 no estado de São Paulo. Foram 34.605 mamografias realizadas neste ano, comparadas às 24.690 de 2023.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão para 2025 é que 73.610 novos casos sejam diagnosticados no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença pode causar 18 mil mortes no país.

O câncer de mama é o tipo mais letal entre as mulheres no Brasil, com uma taxa de mortalidade de 11,71 óbitos por 100 mil mulheres em 2021. Embora seja raro, a doença também pode afetar homens, representando cerca de 1% dos casos.

A recomendação dos especialistas é que as mulheres façam os exames preventivos regularmente, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!