Policiais militares foram acionados para atender...
Pouco divulgada, a esporotricose é uma doença que provoca feridas pelo corpo. Humanos e gatos podem ser contaminados.
Policiais militares foram acionados para atender...
Um homem foi preso pela Polícia Militar de...
A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.
Engavetamento envolvendo quatro veículos no km 98 da Rodovia Raposo Tavares, sentido leste, bloqueou completamente a pista na manhã deste sábado (23).
Continua após anúncio
Pouco divulgada, a esporotricose é uma doença que provoca feridas pelo corpo. Humanos e gatos podem ser contaminados.
A dona de casa, Olinda Mara, foi contaminada pela doença. Primeiro as feridas apareceram nos gatos dela, em seguida, nos braços da tutora. Depois de ir ao médico, ela foi diagnosticada com a esporotricose. Agora os dois estão em tratamento.
A infectologista Stephanie Crocco explica que a doença é transmitida pelo gato por mordedura ou arranhadura. Ou ainda por pedaços de maneira que tenham a presença do fungo. No local do machucado se forma uma bolinha, geralmente com secreção. Depois ela se espalha.
Os casos de esporotricose crescem em níveis epidêmicos no Brasil, segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia. Mas existe um ponto que dificulta a identificação de novos casos. É o fato dela não integrar a lista obrigatória de notificações do Ministério da Saúde em muitos estados brasileiros. É o caso de são paulo.
Em Sorocaba, no ano passado, foram registrados 3 casos em humanos, sendo 1 homem e 2 mulheres. Já em relação aos animais, 28 felinos foram infectados. Em 2023, até o início de outubro, foram 4 casos em humanos, sendo um homem e 3 mulheres. Nos animais foram 37 gatos. Mas é importante saber que a doença tem tratamento. Em casa, alguns cuidados também podem ser tomados com os felinos para evitar a contaminação.
Veículos , que já eram do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, estavam parados desde 2018 por necessidade de manutenção
A população é orientada a acionar a Visam ao encontrar morcegos em situações atípicas.
Os motoristas participaram de uma série de atividades e serviços gratuitos.
A vigilante Carla Monique de Medeiros, de 40 anos, é uma das gestantes beneficiadas pelo novo protocolo. Ela vive a emoção de esperar seu primeiro filho após enfrentar desafios de saúde.
Mensagens trocadas em grupos de mães revelam a gravidade da situação.
Receba notícias no seu celular
0 comentários