Casos de queimadas aumentam em Sorocaba

Meio Ambiente, Queimadas, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

20 de maio de 2024

Compartilhe:

Nessa época do ano, o tempo costuma ficar mais seco. Por conta dessa condição climática, os casos de queimadas costumam aumentar.

Imagem de queimada.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Nessa época do ano, o tempo costuma ficar mais seco. Por conta dessa condição climática, os casos de queimadas costumam aumentar. Além da destruição da vegetação, esses incêndios prejudicam a qualidade do ar e podem afetar a nossa saúde.

Segundo o Corpo de Bombeiros, até o dia 15 de maio deste ano já foram 271 ocorrências de incêndio em vegetação em Sorocaba. Um aumento de 140% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 113. No ano todo de 2023 foram 650 casos.

O tempo seco também faz o fogo se espalhar com mais facilidade. E os incêndios ainda podem gerar acidentes, principalmente na beira de rodovias, porque a fumaça atrapalha a visibilidade do motorista.

De acordo com a lei de crimes ambientais, a prática de queimada pode resultar em até 4 anos de prisão e multa. Em Sorocaba, conforme uma lei municipal, o crime pode gerar multa de mais de 3500 reais. Mas, acima de tudo isso, quem sofre é o meio ambiente com a perda da fauna e da flora, além do impacto negativo para a nossa saúde. A pneumologista Sonia Peron explica que as crianças e idosos sofrem ainda mais com as queimadas. E ela reforça que estudos apontam que a inalação de fumaça está diretamente ligada ao aumento do câncer de pulmão.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Em três semanas, Sorocaba tem quase 60 mil declarações de IR entregues

Em três semanas, Sorocaba tem quase 60 mil declarações de IR entregues

Em Jundiaí, 41.467 declarações foram registradas até esta quarta-feira (9). No ano passado, foram 197 mil. Já em Itapetininga, mais de 11 mil contribuintes já declararam — em 2024, o total foi de 39 mil. Em todo o país, a Receita Federal espera receber mais de 46 milhões de declarações até o fim do prazo, em 31 de maio.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!