Casos de tristeza profunda são comuns no período natalino

Natal, Saúde, Viva com Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

20 de dezembro de 2024

Compartilhe:

Por isso, é sempre importante buscar ajuda.

Decoração de Papai Noel.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Nesta época do ano em que muita gente se reúne para comemorar o Natal, nem todo mundo tem motivos para celebrar. Frustrações por metas não alcançadas e outros tipos de situações podem levar à tristeza profunda e até mesmo desencadear a depressão. Por isso, é sempre importante buscar ajuda.

No CVV, o Centro de Valorização à Vida, as ligações aumentam cerca de 20% em dezembro. São aproximadamente 7400 ligações por mês. A tristeza, que contrasta com as festas, é quase sempre citada.

A expressão ‘Christmas blues’ ou, como foi traduzida para o português, ‘tristeza natalina’ surgiu justamente para explicar um estado deprimente que pode até ter começado antes, mas fica ainda maior no fim do ano. Uma sensação que é mais comum do que se pensa.

O psiquiatra, Celso José Húngaro Junior, explica que esse sentimento não se enquadra em uma doença, mas sim uma condição causada por diversos motivos.

O caminho para lidar com os sentimentos é justamente o contrário de negá-los, que é o que muita gente faz nessa época. Falar sobre isso e procurar ajuda é que pode mudar as coisas. No CVV, a linha fica disponível nas vésperas de Natal e ano novo.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!