Após a liberação realizada neste domingo (17) para o uso emergencial da vacina, a prefeitura de Sorocaba e Itapetininga publicaram nas redes sociais o calendário de vacinação e como vai funcionar o esquema que deve começar no dia 25 de janeiro. Temos vídeo do gestor de promoção de saúde de Jundiaí, Tiago Texera, e solicitamos vídeo para a prefeita de Itapetininga.
Calendário Sorocaba e Itapetininga:
Dia 25 de janeiro a 5 de fevereiro (trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas).
Dia 8 de fevereiro a 12 de fevereiro (pessoas com 75 anos ou mais).
De 15 de fevereiro a 19 de fevereiro (pessoas entre 70 e 74 anos).
De 22 de fevereiro a 26 de fevereiro (pessoas entre 65 e 69 anos).
De 1 de março a 5 de março (pessoas entre 60 e 64 anos).
Sorocaba
– 105 mil pessoas serão vacinadas na primeira fase em Sorocaba
– 23 mil profissionais de saúde.
– Mais de 1 milhão de seringas e 600 mil agulhas (total da campanha, todos os insumos já preparados).
A prefeitura informou que nesta segunda-feira (18) haverá uma reunião para definição dos procedimentos específicos no munícipio de Sorocaba.
Itapetininga
Pontos de vacinação: 19 pontos.
Ubs “Genefredo monteiro.
Vila Rio Branco (estação cidadania das 16h às 20h).
Jardim Mesquita (espaço da melhor idade, das 16h às 20h).
Vila Belo Horizonte (das 16h às 20h).
Nova Itapetininga (16h às 20h).
Jardim Bela Vista (das 16h às 20h).
Vila Arruda (das 16h às 20h).
Chapadiha (das 16h às 20).
Taboãozinho (das 16h às 20h).
Jardim Fogaça (das 16h às 20h).
Monte Santo (16h às 20h).
Vila Santana (16h às 20h).
Vila Mazzei (das 16h às 20).
Rechã (das 16h) às 20h).
Tupy (das 13h às 15h).
Gramadinho (das 13h às 15h).
Varginha (das 13h às 15h).
Morro do Alto (das 13h às 15h).
Capão Bonito (das 13h às 15).
Jundiaí – informou que está aguardando apenas as doses chegarem para dar início a imunização.
Ao término da reunião na sede da Anvisa, em Brasília, e com a definição sobre a liberação para uso emergencial das doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca, Jundiaí aguarda apenas a liberação das doses para o início da vacinação na cidade. O prefeito Luiz Fernando machado se manifestou nas redes sociais sobre o impacto positivo da medida e lembrou da necessidade da imunização de todo o público prioritário para que o embate conta o vírus sars-cov-2 tenha efetividade com a proximidade da imunidade de rebanho.
“em um momento tão desafiador ganhamos ânimo novo com a aprovação da Coronavac e Astrazeneca. Em Jundiaí, já acertamos os equipamentos de refrigeração, os insumos e os profissionais para que, tão logo recebamos os imunizantes, iniciemos a vacinação para os grupos prioritários”, ressalta o prefeito reeleito, lembrando que a expectativa é de que a liberação aconteça em quantitativo suficiente para a imunização de todos os públicos prioritários desta fase, ou seja, trabalhadores em saúde e idosos acima de 60 anos, conforme escalas determinadas.
Para a imunização dessa população, segundo estimativas da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), serão necessárias cerca de 80 mil doses para a primeira dose. “o consenso é de que a imunização só é efetiva se a maior parte da população se vacinar. Mas, como sou um otimista, a mesma esperança que a vacina acalenta de vencermos a pandemia se mantém de protegermos, sem exceção, os grupos prioritários, para esmagar a curva de contaminação”, destaca o prefeito.
Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, assim que as doses sejam liberadas, as equipes farão a retirada e iniciarão imediatamente as imunizações. “temos toda a logística adequada para a imunização, com equipes montadas, estrutura completa e insumos necessários. Aguardamos somente a liberação e a quantidade – que determinará o número de postos estratégicos – para o início das imunizações”, ressalta.
Jundiaí investiu cerca de r$ 500 mil na aquisição de novas câmaras frias para armazenagem de imunizantes. Além disso, ao longo dos últimos anos, r$ 14 milhões foram investidos na melhoria da rede de atenção básica e reforço nos quadros de pessoal. “estamos com a estrutura pronta, apenas no aguardo das doses”, salienta o gestor.
Prefeitura de Itu
A prefeitura de itu está preparada para o início da vacinação na cidade. Temos equipe montada, insumos e logística organizada com os pontos de vacinação para atendimento da população.
Aguardamos agora o envio das doses da vacina pelo governo do estado de São Paulo para a divulgação dos detalhes e início da vacinação.
O governo do estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (18) a distribuição das vacinas e insumos para imunização contra a covid-19 nos cinco hospitais-escola do interior: os hospitais das clínicas de campinas, Botucatu, ribeirão preto, Marília e o hospital de base de São José do rio preto. No total, cerca de 60 mil profissionais que atuam nesses hospitais serão imunizados contra a covid-19 com a vacina do Butantan.
Às 8h da manhã, dois caminhões saíram do Centro de Distribuição e Logística (CDL) da capital: um com 4,4 mil doses em direção ao HC de Botucatu (Unesp), que inicia a imunização às 15h de hoje; e outro com 4 mil vacinas rumo ao HC da Unicamp, que começa a vacinar seus trabalhadores de saúde às 16h de hoje. No período da tarde, outros três caminhões saem em direção aos HCs de ribeirão preto (USP) e Marília (Famema), bem como ao HB de Rio Preto (Funfarme). (confira abaixo as grades iniciais para cada local).
Além disso, desde às 7h, já estão sendo aplicadas trabalhadores do complexo do hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP, da capital.
https://youtu.be/3QSUNmNM0yk
0 comentários