reporter basilio magno

Cidades da região definem fases do Plano São Paulo

Mesmo com a classificação do Governo do Estado colocando Sorocaba e região na fase 2 – laranja onde é possível reabrir parte da atividade econômica, Sorocaba e Votorantim decidiram manter a fase 1 vermelha dentro do Plano São Paulo de Flexibilização. Com isso apenas serviços essenciais estão liberados para o funcionamento nestes municípios. O shopping que fica no limite entre as duas cidades vai continuar parcialmente fechado. Apenas com lojas essenciais abertas e os serviços de delivey e drive thru.

Em Votorantim a decisão foi tomada porque a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 81,9%. A prefeitura ressalta as recomendações para que as pessoas fiquem em casa sempre que possível e, se precisar sair, fazer o uso, obrigatoriamente, de máscaras de proteção. quem mantenham o distanciamento social adequado, evitem aglomerações e adotem as medidas básicas de higienização correta das mãos, com uso de água e sabão ou de álcool em gel na falta dessa opção.

Decisões tomadas em outras cidades:

Araçoaiba da Serra

Os estabelecimentos comerciais não essenciais podem funcionar a partir desta segunda-feira. A cidade também passou para a fase 2 – laranja do Plano São Paulo.  Podem funcionar atividades imobiliárias, escritórios, lojas de conveniência. O número de pessoas deve respeitar no máximo 20 % de ocupação. O horário vai de segunda a sexta, das 14h. Às 18 horas e aos sábados, das 09hs às 13 horas. Domingo e feriados o comércio deve permanecer fechado com funcionamento apenas dos serviços essenciais.

 

Jumirim

O município de Jumirim continuará seguindo estritamente as disposições do Plano São Paulo e já editou decreto de flexibilização para a fase 2 – laranja, com abertura de escritórios e lojas (apenas as permitidas), das 9 às 13:00.

 

Ibiúna

A prefeitura de Ibiúna voltou à fase laranja no último sábado (11). o decreto foi publicado na mesma data e está disponível no site do município.

 

Capela do Alto

Capela do Alto irá seguir o plano de retomada do governo do estado, sem restrições ou flexibilizações adicionais.

 

Itapetininga

A prefeitura de Itapetininga decidiu pela fase 2 – laranja. Na cidade podem funcionar atividades imobiliárias,

concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping center.

 

Iperó

A prefeitura de Iperó segue as recomendações e orientações do governo do estado e procederá conforme estabelece o Plano São Paulo – na fase laranja a partir da próxima terça-feira, 14.

Até o momento, os comércios não essenciais seguem fechados e o novo decreto sobre a flexibilização deve ser publicado na tarde desta segunda-feira, 13.

 

Piedade

Piedade está em conformidade com os protocolos sanitários e de funcionamento do governo do Estado. O município segue o “Plano São Paulo”. O município de Piedade, integrante da região de Sorocaba, progrediu para a fase 2 – laranja do Plano São Paulo.

 

Salto

A cidade de Salto permanece na fase laranja, conforme determinado pelo Plano São Paulo. O comércio não essencial pode funcionar 4 horas por dia – das 10h às 14h, sem flexibilizar outras atividades e o decreto municipal foi publicado no sábado (11) no diário oficial.

 

São Roque

O prefeito Claudio Góes adotou a fase 2 – laranja. Atividade econômica volta a reabrir das 12h às 16hs para o comércio, inclusive o shopping que fica no KM 60 da Rodovia Castello Branco. Os comerciantes precisam respeitar os protocolos definidos para cada setor.

 

Tatuí

Em Tatuí a flexibilização vai ocorrer a partir do dia 15 de julho, próxima quarta-feira. Já os templos religiosos já podem fazer celebrações a partir desta segunda-feira, (13). Bares, restaurantes e lanchonetes podem operar no sistema delivery e drive thru. Clubes, cinemas e teatros, casas noturnas e academias continuam fechados.

 

Itu

Voltou nesta segunda-feira para a fase 2 – laranja flexibilizando parte da atividade econômica. Portanto, o setor de comércio e serviços poderá funcionar por quatro horas diárias, de segunda a sexta, das 13h às 17 horas. Aos sábados e domingos das 9h às 13hs. O shopping poderá funcionar das 16h às 20 horas, todos os dias. Os comerciantes devem seguir os protocolos de segurança sanitária.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!