Cidades da região fazem alterações no atendimento de casos de síndromes gripais

Jundiaí, São Roque, Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

28 de dezembro de 2021

Compartilhe:

A Santa Casa de Misericórdia de São Roque passa a ter a partir desta terça-feira (28) uma ala exclusiva para o atendimento de pacientes com síndrome gripal.

Cidades da região fazem alterações no atendimento de casos de síndromes gripais

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A Santa Casa de Misericórdia de São Roque passa a ter a partir desta terça-feira (28) uma ala exclusiva para o atendimento de pacientes com síndrome gripal. O novo setor de combate à gripe fica na antiga ala dedicada ao tratamento de covid-19 e contará com uma equipe de profissionais própria, contribuindo para um atendimento direcionado, seguro e mais ágil da população, além de evitar a contaminação do vírus entre pacientes.

A iniciativa busca preservar os munícipes após o grande aumento de atendimentos de síndrome gripais registrados recentemente. Ente os dias 1º e 26 de dezembro, a Santa Casa registrou 1.358 atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, tendo como causa provável a onda de contaminação causada pelo H3N2, que afeta diversos estados e municípios do Brasil.

Jundiaí

Já em Jundiaí, foi realizada uma ampliação no número de leitos voltados para casos de síndromes gripais no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). A adequação se deve ao aumento dos atendimentos registrados pela unidade na última semana, quando a instituição passou a contar com 24 leitos exclusivos para pacientes infectados. Com a nova alteração, passam a ser disponibilizados 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos de enfermaria, totalizando 41 leitos.

A H3N2 é uma variante do vírus influenza, causador da gripe, que teve o primeiro caso no Brasil identificado no Rio de Janeiro em 13 de novembro de 2021, provocando contaminações na casa dos milhares desde então. Entre as hipóteses para a alta circulação do vírus estão a baixa adesão à campanha de vacinação neste ano e o relaxamento das medidas de distanciamento social, implementadas para prevenir o contágio pelo coronavírus. Com o aumento do convívio social, as chances de contágio crescem.

A ‘nova gripe’, como tem sido chamada a variante H3N2, tem sintomas como coriza, tosse, febre alta, dores no corpo e de cabeça e cansaço. Em casos mais agudos, a doença pode provocar falta de ar, requerendo intervenção imediata, sendo recomendado que o paciente procure atendimento médico.

https://youtu.be/3sACCIufygw

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!