Cirurgia bariátrica antes de transplante de rim reduz complicações pós-operatórias

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

10 de outubro de 2024

Compartilhe:

Doutor Heitor Consani explica o processo.

Médico falando sobre o assunto.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica indicou que a realização desse tipo de procedimento cirúrgico antes do transplante renal pode reduzir em até 40% as complicações pós-operatórias em pacientes.

A agente escolar, Raquel Janez Graça do Amaral, hoje caminha com mais tranquilidade e consegue subir degraus com maior autonomia. Até pouco tempo atividades comuns eram um problema. Ela teve um quadro de insuficiência renal, mas para fazer o transplante precisava perder peso, o que não estava conseguindo. Por isso, recorreu a uma cirurgia bariátrica.

Raquel chegou a pesar 117 quilos e 5 meses depois da redução conseguiu o transplante renal.

Hoje Raquel leva uma vida normal, depois de passar pelos dois procedimentos. Após a bariátrica, ela já percebeu uma importante mudança na qualidade de vida porque a glicemia baixou e os exames foram normalizados. E, recentemente, com o tão aguardado transplante do rim, a situação melhorou ainda mais. Até mesmo algo simples do dia a dia como beber água, mudou, porque antes Raquel não podia ingerir muito líquido.

Heitor Consani, médico que acompanhou todo esse processo da Raquel, explica que essa mesma realidade tem sido enfrentada por muitos pacientes, já que a obesidade é um fator que pode ocasionar doenças renais. Ele explica que o paciente que passa pela cirurgia bariátrica e transplante de rim consegue ver vários benefícios. Raquel nem imaginava que antes de receber um novo rim passaria por uma cirurgia pra ajudar na perda de peso, mas com o acompanhamento médico adequado conseguiu a mudança de vida que tanto aguardava.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Sorocaba registra duas novas mortes por dengue

Sorocaba registra duas novas mortes por dengue

Sorocaba confirmou 46.809 casos de dengue, sendo 46 óbitos confirmados e quatro em investigação. A Secretaria da Saúde (SES) está revisando os dados por conta de duplicidades e casos de outros municípios.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!