Consumidor deve estar ciente às regras antes de efetuar troca de produtos

Direitos do consumidor | 0 Comentários

TV Sorocaba

27 de novembro de 2023

Compartilhe:

Depois das compras da Black Friday, consumidores que não se contentaram com o produto adquirido já podem buscar formas de reaver o dinheiro.

troca produtos

troca produtos

Notícias Recentes

Prefeitura de Sorocaba fiscaliza comércios da cidade

Prefeitura de Sorocaba fiscaliza comércios da cidade

Ao todo, foram emitidas três notificações por falta de alvará de funcionamento, duas multas por obstrução de calçada, duas por produzir som fora do estabelecimento e seis multas por operar em horário especial, a partir da meia-noite e sem autorização especial.

Continua após anúncio

Depois das compras da Black Friday, consumidores que não se contentaram com o produto adquirido já podem buscar formas de reaver o dinheiro.

Mas antes de buscar o direito de troca ou reembolso, é preciso prestar atenção em algumas regras, principalmente relacionadas a prazos. E também se a compra foi feita em lojas físicas ou por canais digitais, como sites e aplicativos.

Aos arrependidos, fica o alerta: o Código de Defesa do Consumidor não obriga o lojista a efetuar a troca por motivo de preferência ou tamanho, como em caso de vestuário ou calçado. A menos que, no momento da venda, o fornecedor tenha se comprometido com o cliente. De acordo com o Procon de São Paulo, o consumidor não pode exigir a troca ou o reembolso sem esse acordo prévio.

A situação muda quando o produto apresenta alguma falha de fabricação ou de funcionamento. Nesses casos, o fornecedor tem um prazo de garantia legal para solucionar o problema. O período de validade dessa garantia é de 30 dias para os produtos e serviços não duráveis, como alimentos, e 90 dias para os produtos e serviços duráveis, caso de eletrônicos e móveis.

Por isso, o órgão ressalta que é essencial que o comprador tenha um documento com o dia em que a reclamação foi feita. Se o reparo não for realizado até o final do prazo determinado, é possível optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço. Além disso, todas as compras realizadas online também contam com a garantia legal definida pelo código de defesa do consumidor. Isso envolve a garantia de que o fornecedor irá cobrir qualquer dano ou imperfeição do produto, que deve ser reparado sem custo para o consumidor.

Saiba mais sobre os direitos do consumidor clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Dia do Consumidor reforça direitos e orienta consumidores sobre ofertas e denúncias

Dia do Consumidor reforça direitos e orienta consumidores sobre ofertas e denúncias

No próximo sábado (15), o Dia do Consumidor movimenta o comércio com descontos e promoções, mas a data também destaca os direitos dos consumidores. A advogada especialista Luciana Linares alerta sobre a importância do Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 35 anos, e reforça que as ofertas anunciadas devem ser cumpridas pelos estabelecimentos. Caso haja problemas, o consumidor pode registrar reclamações no Procon e, se necessário, recorrer ao Judiciário.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!