Coronel Duch, do MDB, é eleita Prefeita de Itapeva com 41,18% dos votos

Eleições 2024, Eleições Itapeva | 0 Comentários

TV Sorocaba

6 de outubro de 2024

Compartilhe:

Prefeita eleita de Itapeva venceu com 41,18% dos votos.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

prefeita eleita itapeva

Após 2 horas e 30 minutos do fim da votação, Coronel Duch, do MDB foi eleita prefeita de Itapeva recebendo 41,18% dos votos válidos.

Em segundo lugar na disputa, ficou Je com 33,59% dos votos.

Coronel Duch deve tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025 junto aos vereadores eleitos.

Nesta segunda-feira (7), você acompanha nos telejornais da TV Sorocaba SBT, o dia de votação em Itapeva e a repercussão da vitória.

Confira as Propostas de Governo do prefeita eleita

Fonte: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

SAÚDE

  • Adequação das Unidades de Saúde: necessidade de correta distribuição dos profissionais existentes e possível contratação de novos para compor adequadamente as equipes de atendimento: médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, atendentes e pessoal de limpeza. Também a digna manutenção das instalações com reparos das estruturas, ampliações e/ou modernização dos prédios disponíveis são essenciais para o seu pleno desempenho. Recuperar e modernizar os equipamentos de saúde já existentes.
  • Acesso à Farmácia Pública: além da Farmácia Central, será disponibilizada farmácia descentralizada nas 04 UBS existentes, garantindo o fornecimento de medicamentos regulares e essenciais na própria unidade.
  • Agendamento online: através do uso de aplicativo, com ferramenta de inteligência que facilite a vida do cidadão que busca atendimento de demandas programadas em especialidades, não emergenciais.
  • Campanhas Educativas e de Prevenção: a promoção de hábitos saudáveis, prevenção de doenças, vacinação, detecção precoce de doenças e controle de surtos de doenças contagiosas.
  • Linha de Cuidado: os cidadãos de atendimentos da chamada demanda programada: diabéticos, hipertensos, gestantes, idosos, doentes crônicos e outros, terão regular acompanhamento em períodos pré-agendados; visando sua assistência constante, evitando piora do quadro geral ou, caso ocorra, seja rapidamente encaminhado ao suporte adequado.
  • Ambulâncias nos Distritos: adquirir ambulâncias para dispor ao atendimento rápido da zona rural, tendo em vista a enorme extensão territorial do município.
  • Santa Casa de Itapeva: Importante entender que a Prefeitura não é dona da Santa Casa. Contudo ela deve se comprometer em garantir diálogo saudável com a Instituição, viabilizando os repasses financeiroslegais e adequados dos valores previstos para os atendimentos de urgência, emergência, internações e cirurgias eletivas.

ZELADORIA

  • Conservação de Áreas Verdes: planejar adequadamente os serviços de roçagem de gramas, podas de árvores, limpeza de parques e praças e proteção de nascentes de rios
  • Adoção de Praças: Fomentar projetos com empresas, igrejas, escolas e associações de bairro, para que juntos, tornem as áreas de seu entorno mais agradáveis.
  • Plantio de Árvores: criar programa de arborização em áreas públicas: praças, parques, ruas e avenidas, trazendo para tais eventos os estudantes da rede de ensino. Especial atenção ao plantio de árvores no Pilão D’Água.
  • Operação Tapa Buracos: realizar as ações de tapa buracos com material adequado, duradouro e de forma periódica, sem causar prejuízos aos cidadãos. Nas áreas onde as lajotas sejam a melhor alternativa, o trabalho deverá ser feito com esse material.
  • Pontes Seguras: assegurar que as pontes urbanas e rurais estejam em condições de trânsito seguro. Nos locais onde existam pontes de madeira, envidar esforços para execução de convênio junto ao governo estadual para a alteração para outro material mais duradouro.
  • Acessibilidade Urbana: adaptar ruas, calçadas, praças e prédios públicos com rampas, pisos táteis, semáforos sonoros e sinalizações específicas para atender às pessoas com as mais diversas deficiências, buscando igualdade de oportunidades e sua autonomia nos deslocamentos.
  • Lixeiras: disponibilizar lixeiras pequenas pelas ruas e as grandes para o descarte correto de lixo não reciclável (tipo “container”), facilitando o trabalho dos trabalhadores dos caminhões de lixo.

EDUCAÇÃO E CULTURA

  • Valorização Profissional: quando esse tema é tratado, logo se pensa no justo e legal reajuste salarial, contudo, ouvindo os servidores da pasta, a valorização vai além desse legítimo anseio.
  • Bonificação por Resultados: incentivos financeiros ou prêmios concedidos aos profissionais com base no desempenho e resultados alcançados.
  • Licença Prêmio: anseio dos profissionais pela liberação regular, mediante planejamento e de acordo com a legislação, de um mês no ano para fruição de afastamento regular remunerado.
  • Pagamento do 1/3 de Férias: de acordo com a legislação e orçamento público, o servidor deverá receber o valor referente a 1/3 do salário no mês em que estiverem previstas suas férias.
  • Estatuto da Educação: será realizada análise e devido trâmite legal para conclusão e execução do Estatuto do Servidor da Educação, regulando seus direitos e deveres, oferecendo proteção legal, estabilidade, segurança, justiça e equidade no trabalho.
  • FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação): compromisso da correta utilização dos valores advindos do fundo para suas destinações de acordo com a legislação em prol da melhoria do ensino.
  • Manutenção de Estruturas Prediais: é básico o cuidado regular das edificações, pois a aparência e estado de conservação das instalações escolares refletem a imagem da Instituição.
  • Materiais Permanentes e de Consumo: aquisição dos materiais necessários ao completo desempenho das funções da educação, tanto os permanentes (armários, mesas, cadeiras, linha branca, etc) como os de consumo (papéis, colas, tintas, massinhas, jogos didáticos, etc).
  • Merenda Diversificada e de Qualidade: o momento da refeição vai muito além de simplesmente alimentar o estudante, é importante buscar fazê-lo de forma mais saudável, garantindo seu bem-estar e o desenvolvimento integral.
  • Transporte Escolar: garantia de transporte digno e eficiente para os estudantes e até mesmo para funcionários com dificuldades, sobretudo nas regiões mais afastadas da zona rural.
  • Palestras nas escolas: potencializar oportunidades de palestras informativas e campanhas de prevenção nas escolas, ofertando a toda a comunidade temas de interesse cotidiano: segurança, prevenção às drogas, violência doméstica, relacionamento interpessoal, cidadania, preservação do meio ambiente, dentre outros. Para esses momentos serão convidados especialistas de diferentes áreas, fortalecendo a conexão e cooperação entre a sociedade e a escola.
  • Escola de Educação Infantil na Zona Rural: muitas famílias reclamam da fila de atendimento às crianças pequenas das áreas mais distantes, causando prejuízo ao desenvolvimento infantil.
  • Educação Inclusiva: os alunos com deficiência devem contar com suporte especializado em escolas regulares, adequando o número de funcionários para tal demanda, aliando à aquisição de materiais didáticos adaptados e constante qualificação dos professores.
  • Escola de Música: reabilitar a “Escola de Música Hugo Belézia”, verdadeiro celeiro de músicos que necessita adequação da legislação municipal para que possa voltar a funcionar e ensinar música a diversos talentosos jovens, que num futuro poderão compor a “Lira Itapevense”, podendo até mesmo trilhar carreira como músicos profissionais.
  • PROERD: incentivar a parceria das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência nas escolas, inclusive auxiliando na aquisição de camisetas aos alunos e promovendo grandes formaturas com a presença de toda a comunidade escolar.
  • Arte: promover oficinas de dança, música, teatro, mídias e outras formas de arte em escolas, centros culturais e praças inclusive aos finais de semana, cultuando as tradições e tornando essa prática mais acessível a todos.
  • Teatro Municipal: buscar parcerias juntos aos governos federal e estadual, além da iniciativa privada para a concretização do tão almejado Teatro Municipal, espaço onde a arte tomará as mais diversas formas, como se fosse uma oficina transformadora de sonhos em realidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Bolsa Trabalho Social: o indivíduo pré-cadastrado, terá a chance de trabalhar por um período em serviços na prefeitura (por 04 horas), fará jus ao percebimento de valor monetário e “vale gás”. Também será oferecido curso de capacitação, visando a mudança de comportamento e posterior inserção no mercado de trabalho. Através de Projeto de Lei municipal a regulamentação ética do programa seria legalizada.
  • Valorização Profissional: há evidente defasagem do quadro de profissionais da pasta, por isso é necessário ampliar as equipes de referência nos serviços prestados aos cidadãos mais vulneráveis, atendidos através do CRAS e CREAS: assistentes sociais, educadores sociais, psicólogos, oficiais administrativos, serviços gerais, cozinheiros, motoristas.
  • Centro Dia para Idosos: Itapeva é uma cidade “que está envelhecendo”. É uma triste realidade a falta de consciência ou de condições das famílias em cuidar com carinho e dedicação de seus idosos.
  • Oficinas Adolescentes: jovens regularmente matriculados na rede de ensino teriam a oportunidade de participarem de cursos de formação técnica nas próprias sedes dos CRAS. Através de um serviço de convivência teriam contato com oficinas de: multimídia, fotografia, maquiagem, enfim, aulas que atraiam a atenção e que possam direcioná-los para o mercado de trabalho, gerando oportunidades.
  • Habitação Social: fomentar projetos de habitação de interesse social para as famílias em situação de vulnerabilidade.
  • Apoio aos Conselhos: relacionar, acompanhar e buscar soluções às demandas apresentadas nas diversas reuniões dos conselhos municipais.
  • Repasses ao Terceiro Setor: promover o diálogo e repassar os valores devidos às autoridades que gerem as diversas entidades do município: Lar Vicentino, Mãe da Vida, Lar do Amor, ADESAI, AVACCI, Luz da Visão, dentre outros. Favorecer o aumento necessário de entidades.

SEGURANÇA PÚBLICA

  • Índices Criminais: promover o mapeamento das ocorrências registradas no município, conhecendo os locais, dias da semana, horários e “modus operandi” dos infratores, permitindo distribuir estrategicamente o efetivo na área, favorecendo a prevenção e pronta resposta a incidentes.
  • DEJEM GCM: a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar foi criada pelo governo estadual para que o policial militar exerça suas atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública em sua folga e de maneira voluntária, fardado e armado, com o uso ou não de viatura, sendo que após o período de 08 (oito) horas, perceberia sua remuneração extra.
  • Valorização GCM: promover o fluxo de carreira, fomentar convênios com a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) buscando recursos federais para melhor aparelhamento dos Guardas Civis Municipais com materiais mais modernos (coletes, EPI, fardamentos e armamentos) e sua capacitação através de cursos e estágios de atualização profissional.
  • Atividade Delegada PM: planejar o pagamento da Atividade Delegada aos Policiais Militares que se voluntariarem para tal ação. Parceria com o governo estadual que resulta em maiores condições de segurança para toda a comunidade. É necessário colocar o convênio firmado em prática.
  • Muralha Paulista: atualmente Itapeva tem celebrado alguns convênios em segurança pública com o governo estadual, contudo necessitam ser colocados em prática.
  • IML Itapeva: gestão junto ao governo estadual para que seja sanada a defasagem de médicos legistas e auxiliares de necropsia para a função. O Instituto Médico Legal atende 17 municípios do Sudoeste Paulista e toda essa comunidade atualmente é atendida em outros polos, devido à falta de profissional concursado, gerando diversos transtornos: não emissão de laudos, dificuldade de liberação de corpos, e outros. IML funcionando é dignidade e segurança aos cidadãos.
  • Violência Contra Mulher: o ciclo da violência precisa ser “quebrado”, com a vítima dando um basta à situação de abusos. Para tanto, a mulher necessita de apoio familiar, da sociedade e também do poder público para se desvencilhar de seu algoz.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

  • Estradas Rurais: assegurar a manutenção contínua das estradas, com a presença constante de maquinário que garanta a segurança e eficiência no conserto das vias. Buscar pavimentar as principais rotas de acesso; o que auxiliará sobremaneira o escoamento de produção e reduzindo perdas pós-colheita.
  • Telefonia e Internet na Zona Rural: buscar junto aos governos federal e estadual parcerias para a ampla cobertura do sinal de Internet, com planejamento e instalação de torres de telefonia, favorecendo até mesmo os locais mais distantes.
  • Agricultura Familiar: incentivo ao desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar da comunidade, favorecendo o destino de seus produtos nos mercados locais e disponibilização também para compor a merenda escolar, gerando renda às famílias com alimentos de qualidade.
  • Mercado do Produtor: reestruturação geral do atual local em diversas frentes: estrutural, segurança, legislação de ocupação do espaço. Buscar atender à comunidade com melhor padrão, além de se tornar uma agradável referência turística municipal.
  • Feira Pública: realocar a feira de sábado na Praça de Eventos, visto ser um pedido geral dos usuários. O local é mais adequado, plano, amplo, seguro, com estacionamento e banheiros. Nas demais feiras da cidade, há necessidade de instalação de banheiros químicos suficientes e limpos.
  • Parceria com a Secretaria de Estado: fomentar parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) para o desenvolvimento de programas como: PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Município Agro e projetos institucionais nas mais diversas cadeias produtivas agrícolas da região e criar o PAA
    Municipal. As iniciativas buscam atender sobretudo os pequenos produtores rurais.
  • Patrulha Rural: visando atender produtores rurais que não possuem maquinários agrícolas e os que não possuem maquinários compatíveis aos serviços prestados, é disponibilizado pelo município por um valor bem abaixo do mercado. Manutenções e novas aquisições são urgentes para atender às necessidades dos produtores rurais.
  • Coleta Seletiva: traz muitos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Buscar mais alternativas de espaços para a execução desse trabalho, como pontos de coletas em escolas, supermercados, praças; disponibilizando lixeiras diferenciadas para os diferentes tipos de resíduos. Propiciar educação ambiental em escolas relativa ao tratamento dos resíduos e seu destino saudável.
  • Centro de Controle de Animais: criar espaço adequado para a recolha, cuidado veterinário, tratamento e adoção de animais domésticos e de grande porte. Também com a disponibilização de “chipagem” de identificação e castração de cães e gatos, tanto abandonados como para pessoas de baixa renda. Planejar mutirões itinerantes para execução de castração e atendimento em locais mais distantes.

ESPORTE E LAZER

  • Apoio aos Projetos Esportivos Voluntários: Atualmente existem diversos projetos voluntários esportivos em andamento em Itapeva, executados por entidades sem fins lucrativos, igrejas, ex-esportistas. São atividades viabilizadas por pessoas sérias, que além de proporcionar o esporte, promovem a tão almejada inclusão social, garantindo aos seus praticantes, independente de suas diferenças, o acesso e participação de atividades esportivas.
  • Convênio por “Arenas Esportivas”: o governo do Estado de São Paulo conta com parcerias com prefeituras de investimento para instalação de “Arenas Esportivas”, com o compromisso de levar o esporte para todos os cantos.
  • Corridas de Ruas: desenvolver programas de treinamento e preparação aos corredores, com sessões de corridas gratuitas, concentrando os usuários em parques, favorecendo o fechamento de vias em dias específicos de atividades. Estimular a equipe da cidade em corridas fora do circuito, fornecendo transporte e outros incentivos.
  • Esporte Inclusivo: promover atividades esportivas e de lazer inclusivas, garantindo a participação de pessoas com deficiência em eventos e programas municipais, adaptando inclusive os espaços para melhor acessibilidade.
  • Quadras e Campos Adequados: construir e iluminar quadras poliesportivas e campos de futebol nas zonas urbana e rural. Também realizar o mapeamento das diversas quadras, ginásios e campos que estavam ou necessitam de reforma para melhorias e ações resolutivas.

EMPREGO

  • Atração de Investidores: criar ambiente favorável para atração de investimentos, com incentivos fiscais e apoio logístico para empresas interessadas em se instalar na cidade, apresentando-se como potencial captador de investimentos em diversos setores.
  • Desenvolvimento de Infraestrutura: investir e buscar parcerias com governo estadual para melhoria da infraestrutura.
  • Programa de Qualificação Profissional: desenvolver programas de qualificação e requalificação profissional, criando cursos gratuitos e preparando força de trabalho para diversas habilidades: eletricista, encanador, soldador, pedreiro, padeiro, dentre outras tão escassas no mercado.
  • Promoção de Eventos e Feiras: realizar eventos e feiras de negócios urbanos e rurais, visando promover produtos e serviços locais, com oportunidade de “networking” e novos negócios.
  • Jovem Aprendiz: incentivar programas de estágio em parceria com empresas locais, com oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.
  • Desburocratização: promover a desburocratização para novos negócios junto aos órgãos públicos em todas as esferas: municipal, estadual e federal, prestando apoio técnico e institucional.
  • Qualificação Específica: implementar programa de qualificação profissional específica para pessoas com deficiência. Fomentar parcerias com empresas criando oportunidades de emprego e estágios, incentivando a contratação de pessoas com deficiência.
  • Plano Diretor: visando compreender onde o município pretende chegar nos próximos anos, há necessidade de, juntamente com entidades, instituições e população, atualizar e readequar o Plano Diretor Municipal, demonstrando compromisso de trabalho sério e profícuo; promovendo o essencial planejamento urbano, bem como seu desenvolvimento justo, organizado e sustentável.

Confira o resultado de outras cidades aqui

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Justiça determina apreensão de material de campanha em Jundiaí

Justiça determina apreensão de material de campanha em Jundiaí

A Justiça Eleitoral da 424ª Zona Eleitoral de Jundiaí-SP concedeu liminar para apreensão de 10 mil panfletos distribuídos pela coligação de José Antonio Parimoschi, por conteúdo de propaganda eleitoral negativa contra Gustavo Martinelli. A decisão também proíbe novas impressões e distribuição do material.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!