O aumento no número de casos de síndromes gripais e covid-19 fizeram com que as pessoas passassem a procurar mais o atendimento de saúde. Isso também causou uma explosão na procura por consultas virtuais, chamadas de telemedicina. Dados da Saúde Digital Brasil, entidade que busca ampliar o acesso de pacientes a atendimentos médicos, mostram aumento nos números relacionados a esse tipo de serviço, entre hospitais associados à entidade, os atendimentos via telemedicina foram de 7 mil para 15 mil entre o Natal e Ano Novo.
Os números nacionais refletem aqui em Sorocaba. Em um hospital particular da cidade, foi registrado aumento de 300% nos atendimentos por telemedicina nas últimas semanas.
Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada em 2020, pouco depois do início da pandemia, traz algumas responsabilidades da telemedicina: atender preceitos éticos e garantir sigilo de informações; registrar em prontuário os dados clínicos para boa condução do caso; e identificação dos dados do paciente, data, hora, tecnologia da informação e comunicação usada para atendimento.
https://youtu.be/9SagVmfGPk8
0 comentários