Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
Antes de começar a fazer isso, foram dias de aprendizado.
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
O animal da espécie Eptesicus furinalis, que se alimenta de insetos, foi localizado morto no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu
Em outubro do ano passado, eles lançaram o álbum ‘Nash’, gravado em Nashville, capital da música country dos Estados Unidos.
Um terceiro suspeito segue foragido.
Continua após anúncio
Registrar produtos, receber pagamentos, manusear a maquininha de cartão de crédito. Essas são algumas das funções de uma operadora de caixa. Lidar com dinheiro é uma grande responsabilidade, que exige muita atenção.
Mas imagine só fazer tudo sem enxergar nada. Difícil, né? Mas para Jady Oliveira é algo normal, que faz parte da rotina do trabalho em uma padaria de Sorocaba.
Ela nasceu sem nenhum percentual de visão, por isso conta com alguns recursos para realizar as atividades durante as 8 horas de trabalho. Quando o pagamento é feito em notas, ela usa um aplicativo no celular que faz a leitura e informa o valor.
Já quando o cliente usa cartão de crédito, o próprio sistema emite um som informando o processo de pagamento. Por conta disso, Jady sempre está com um fone de ouvido.
Antes de começar a fazer tudo isso, foram dias de aprendizado.
O primeiro emprego dela com carteira assinada foi no mesmo estabelecimento comercial. Primeiro, ela atuou por um ano na confeitaria, na produção dos doces. Para isso, ela tinha um acompanhante, que oferecia um auxílio caso fosse necessário. Depois, o trabalho de operadora de caixa foi adaptado para que ela pudesse ter um contato com os clientes.
Além do suporte tecnológico e da ajuda das colegas de trabalho para trabalhar, Jady precisava de um apoio extra, que veio de um amigo de quatro patas. É o Wolly, um cão-guia que chegou na vida dela para trazer mais independência.
Hoje, ele fica bem do ladinho para ajudar Jady a se locomover pela loja e também para outras atividades pessoais, como pegar ônibus.
Agora o cachorro é o xodó da equipe, mas os profissionais sabem que ele está lá para trabalho. Às vezes, eles precisam explicar isso para os clientes. Jady agora só tem motivos para sorrir. Ela tem um grande amigo de quatro patas que a ajuda tanto. E, acima de tudo, conseguiu provar a si mesma que é capaz de fazer muita coisa. E que uma pessoa com deficiência visual pode estar onde quiser.
Ainda não há definição sobre quem assumirá o comando da Arquidiocese de Sorocaba após sua saída. Segundo Dom Júlio, a arquidiocese entrará em um período de vacância até que um novo arcebispo seja nomeado.
Alerta da Defesa Civil dura até o sábado (5)
Tarifa será cobrada somente de motoristas que utilizarem a via expressa
Em um deles, motociclista morreu. No outro, o motorista de um utilitário ficou ferido. Local está em obras
No total, 25 pontos de ônibus serão monitorados.
Receba notícias no seu celular
0 comentários