Descoberta do autismo na vida adulta transforma rotina e promove autoconhecimento

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

2 de abril de 2025

Compartilhe:

O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas.

Foto: Tv Sorocaba

Notícias Recentes

Empresário de Votorantim é vítima de sequestro-relâmpago

Empresário de Votorantim é vítima de sequestro-relâmpago

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima havia acabado de sair de sua caminhonete, quando foi abordada por um homem de 36 anos. O suspeito teria perguntado se o local estava contratando e, em seguida, anunciou o assalto. Ele usava uma blusa cobrindo a mão para simular estar armado.

Continua após anúncio

Desde a infância, algumas pessoas sentem que são diferentes das demais. A timidez e a dificuldade em se expressar em público podem ser indícios de algo maior, mas nem sempre são reconhecidos como parte de um quadro neurológico específico. Ao longo dos anos, barreiras são superadas, mas inseguranças persistem. Para muitas, a descoberta do autismo na vida adulta se torna um ponto de virada.

O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas. A busca por respostas leva à avaliação de especialistas, que confirmam a condição e dão início a um processo de ressignificação da própria trajetória.

O impacto inicial pode ser de negação. A associação com limitações e dificuldades torna a aceitação um desafio. Algumas pessoas chegam a se afastar do convívio social até compreenderem como utilizar essa nova informação a seu favor.

Normalmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é identificado na infância, por volta dos três anos, quando os primeiros sinais se tornam evidentes. No entanto, muitos só descobrem a condição na vida adulta, após anos sem compreender completamente suas dificuldades. Receber essa informação de forma tardia pode ser desafiador, mas também um caminho de autoconhecimento.

A partir do diagnóstico, algumas pessoas passam a ajudar outras que enfrentam dificuldades semelhantes. Grupos de apoio e comunidades virtuais se tornam espaços para troca de experiências e compartilhamento de informações, especialmente entre O dia 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data reforça a importância do diagnóstico do autismo em qualquer idade – seja na infância, adolescência ou vida adulta. Apesar dos desafios, o suporte adequado pode fazer toda a diferença.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!