Dia da Mulher marca luta por mais espaço no mercado de trabalho

mercado de trabalho | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de março de 2024

Compartilhe:

Mesmo que a data seja celebrada há muitos anos, a luta por espaço no mercado de trabalho ainda é grande. Mas, aos poucos, o público...

Mulher trabalhando em frente ao notebook.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Mesmo que a data seja celebrada há muitos anos, a luta por espaço no mercado de trabalho ainda é grande. Mas, aos poucos, o público feminino tem chegado nos cargos de liderança, algo que antes era ocupado predominante homens.

A placa de “delegado titular” está desatualizada na sala da delegacia de Polícia Civil de Itapetininga. Desde outubro de 2022, quem assume esse cargo é a doutora Júlia Nunes Machado, de 34 anos. 

Ela é responsável por investigar os crimes na cidade, além de conduzir os inquéritos policiais. No mesmo espaço, também funciona a Delegacia de Defesa da Mulher. E para deixar o ambiente mais acolhedor para as vítimas,  a doutora deu toque feminino no local. Agora existem brinquedos e uma pintura bem colorida na parede. Mas a feminilidade, muita vezes, é alvo de preconceito em uma profissão majoritariamente masculina. Tem gente que duvida da capacidade da profissional.

Apesar da resistência de algumas pessoas, a figura feminina tem se multiplicado na delegacia. No espaço existem outras mulheres. Duas que atuam nos cargos de escrivã, e ainda tem uma agente de telecomunicação, e uma estagiária. Mas essa não é a realidade em todos os espaços no meio policial.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, o efetivo da Polícia Civil e polícia técnico científica conta 25.100 policiais, dos quais apenas 24% são mulheres. Já a Polícia Militar tem 79.400 policiais, destes, 15% são mulheres. Ter espaço no mercado de trabalho é um caminho longo que as mulheres precisam percorrer. Uma das batalhas que devem ser lembradas neste 8 de março.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Número de jovens aprendizes cresce em Sorocaba

Número de jovens aprendizes cresce em Sorocaba

A Lei do Jovem Aprendiz, regulamentada em 2000, impulsionou as contratações de adolescentes a partir de 14 anos e garantiu o aumento significativo de aprendizes no Brasil.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!