cigarro

Dia do combate ao fumo no Brasil

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto e o Brasil tem o que celebrar: os brasileiros estão fumando menos, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde.

Em 2019, 9,8% da população fumava. Na mesma pesquisa realizada de maneira inédita em 2006, o índice era de 15,6%. Antes era até considerado status, mas agora é considerado uma dependência. O cigarro é parte da sociedade há pelo menos seis séculos.

O Ministério da Saúde faz pesquisas anuais pra analisar a relação dos brasileiros com o tabagismo. Foram entrevistados mais de 52 mil pessoas acima de 18 anos em todas as capitais e no distrito federal.

A dependência do cigarro também pode causar outros problemas de saúde, como o câncer. De acordo com o instituto nacional do câncer, 30 de cada 100 pacientes com a doença fumam. E quando se trata do câncer de pulmão, os dados são ainda mais preocupantes: 90% dos casos acontecem em pacientes fumantes.

O Brasil celebra o dia nacional de combate ao fumo todos os anos. Em 2020, a data tem uma outra intenção importante: lembrar que cigarro e covid-19 podem ser uma combinação fatal.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!