Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
As ceias de Natal e Réveillon costumam ser marcadas por exageros na alimentação e nas bebidas. Para recuperar o equilíbrio e evitar mal-estar, especialistas recomendam refeições leves, hidratação e opções nutritivas como saladas, frutas e receitas simples, como omelete de espinafre.
Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Milhares de pessoas acompanharam o cortejo, que saiu da Praça São Pedro e se encerrou na Basílica de Santa Maria Maior
Ação acontece em todas as unidades de saúde da área urbana
Prefeitura afasta médica que fez atendimento ao menino de 1 ano e sete meses
Continua após anúncio
As festas de fim de ano são marcadas por encontros e mesas fartas, onde é difícil resistir aos exageros. Mas, após os dias de celebração, é comum sentir mal-estar, inchaço e sonolência. Para aliviar os efeitos do consumo excessivo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, a dica é apostar em refeições leves e uma rotina mais equilibrada nos dias seguintes.
A nutricionista Taís Pereira explica que não existe um alimento “milagroso” que resolva os efeitos dos excessos. “O que funciona é uma alimentação saudável e natural. Alimentos ricos em água, fibras e nutrientes ajudam na recuperação do corpo, mas isso deve ser constante, não apenas pontual”, destaca.
Entre os sintomas de sobrecarga alimentar estão dor de cabeça, náuseas e indisposição. Para evitar esses desconfortos, a recomendação é incluir frutas, verduras e proteínas magras no cardápio, evitando embutidos, alimentos com conservantes e corantes.
Uma sugestão saudável e prática é a omelete de espinafre assada, que combina proteínas do ovo e do leite em pó com as fibras do espinafre e as propriedades antioxidantes do tomate. “Essa é uma refeição completa, que pode ser o prato principal e ajuda o sistema digestivo a se recuperar”, comenta a nutricionista.
Outras opções incluem saladas, iogurtes com granola, frutas frescas e petiscos leves, como cenoura, pepino e coalhada. Além disso, manter-se hidratado é essencial. “Alimentos ricos em água, como melão, melancia e pepino, além da água de coco, são excelentes para combater o inchaço e melhorar a diurese”, orienta Taís.
A dica final é aproveitar as celebrações sem exageros e manter o cuidado com a saúde ao longo do ano. Afinal, cada dia é uma oportunidade para cuidar de si mesmo e começar o ano com disposição.
Ação acontece em todas as unidades de saúde da área urbana
Primeira turma conta com 12 participantes.
Iara enfrentou a doença por três anos e, em 2023, concluiu a última sessão de quimioterapia.
Obra estava prometida para março de 2024.
Até 16 de abril de 2025, o município registrou 508 casos confirmados da doença e oito mortes
Receba notícias no seu celular
0 comentários