Eleições 2024: Urnas são preparadas e os eleitores devem fiscalizar os eleitos

Eleições 2024 | 0 Comentários

TV Sorocaba

2 de outubro de 2024

Compartilhe:

A cada eleição, a urna eletrônica recebe melhorias para garantir o direito ao voto de milhões de eleitores.

Urna sendo usada.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

No domingo, 06 de outubro, a movimentação nos corredores dos cartórios eleitorais de Sorocaba vai ser intensa com a chegada das urnas e mídias para reunir os dados que serão transmitidos no sistema da Justiça Eleitoral. Em questão de horas, a apuração vai revelar os nomes dos novos vereadores e prefeito.

Os candidatos podem fazer divulgação de modo geral até a véspera da eleição, mas a propaganda gratuita no rádio e na TV vai até 03 de outubro.

A cada eleição, a urna eletrônica recebe melhorias para garantir o direito ao voto de milhões de eleitores. O processo eletrônico de votação pode ser auditado em várias oportunidades: antes, durante e após as eleições.

Nossa equipe de reportagem acompanhou uma das etapas do 14º simulado nacional de hardware na zona eleitoral 343. O trabalho inclui os testes das urnas em critérios como a comunicação interna, memória, vídeo, iluminação, entre outros.

Também é feita a impressão da zerésima, relatório emitido pela urna eletrônica antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato.

No dia das eleições, qualquer tentativa de influenciar o voto pode se enquadrar no crime de boca de urna. O uso de alto-falantes, a realização de comícios, carreatas, e até a divulgação de novos conteúdos políticos nas redes sociais são considerados crimes, se realizados no dia da votação. É permitido somente que eleitoras e eleitores manifestem a preferência de forma individual e silenciosa, com o uso de adesivos, bandeiras ou broches, desde que não haja tentativa de influenciar outros.

Durante todo o período eleitoral, o eleitor tem um papel fundamental ao escolher os candidatos. O ideal é que essa decisão seja tomada com antecedência, para poder analisar as propostas de quem vai governar as cidades.

Mas será que o nosso papel termina aí? Assim que acabar as eleições e os resultados forem divulgados termina o compromisso com a democracia? Lucas Cardoso, advogado especialista em direito eleitoral, reforça que os cidadãos devem ter uma postura ativa para fiscalizar os escolhidos nas urnas e isso pode ser feito de várias formas. Confira como no vídeo.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Prefeito e vereadores tomam posse em Itapetininga

Prefeito e vereadores tomam posse em Itapetininga

Em Itapetininga, a cerimônia de posse dos eleitos, realizada na Câmara Municipal da cidade, teve início por volta das 16 horas e foi aberta ao público. Jeferson Brun, do Republicanos, tomou posse para o segundo mandato dele como prefeito, e Neta Bueno, do mesmo...

Itu: Herculano Passos e vereadores tomam posse

Itu: Herculano Passos e vereadores tomam posse

Cerimônia realizada no Auditório da Prefeitura de Itu marcou a posse do prefeito Herculano Passos, da vice Juliana Passos e dos 13 vereadores eleitos. À tarde, foi definida a Mesa Diretora da Câmara e as comissões permanentes para 2025.

Salto: Prefeito e vereadores tomam posse e elegem Mesa Diretora

Salto: Prefeito e vereadores tomam posse e elegem Mesa Diretora

Cerimônia em Salto marca a posse do prefeito José Geraldo Garcia, do vice-prefeito Fabio Jorge Rodrigues e dos 11 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028. Clayton Bispo é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!