Segundo a Defesa Civil, foram 120 milímetros em poucas horas.
A cada eleição, a urna eletrônica recebe melhorias para garantir o direito ao voto de milhões de eleitores.
Segundo a Defesa Civil, foram 120 milímetros em poucas horas.
As investigações também envolveram outras 11 cidades paulistas.
Uma câmera de segurança flagrou toda a ação dos criminosos.
Sorocaba vive um momento de forte crescimento econômico.
Continua após anúncio
No domingo, 06 de outubro, a movimentação nos corredores dos cartórios eleitorais de Sorocaba vai ser intensa com a chegada das urnas e mídias para reunir os dados que serão transmitidos no sistema da Justiça Eleitoral. Em questão de horas, a apuração vai revelar os nomes dos novos vereadores e prefeito.
Os candidatos podem fazer divulgação de modo geral até a véspera da eleição, mas a propaganda gratuita no rádio e na TV vai até 03 de outubro.
A cada eleição, a urna eletrônica recebe melhorias para garantir o direito ao voto de milhões de eleitores. O processo eletrônico de votação pode ser auditado em várias oportunidades: antes, durante e após as eleições.
Nossa equipe de reportagem acompanhou uma das etapas do 14º simulado nacional de hardware na zona eleitoral 343. O trabalho inclui os testes das urnas em critérios como a comunicação interna, memória, vídeo, iluminação, entre outros.
Também é feita a impressão da zerésima, relatório emitido pela urna eletrônica antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato.
No dia das eleições, qualquer tentativa de influenciar o voto pode se enquadrar no crime de boca de urna. O uso de alto-falantes, a realização de comícios, carreatas, e até a divulgação de novos conteúdos políticos nas redes sociais são considerados crimes, se realizados no dia da votação. É permitido somente que eleitoras e eleitores manifestem a preferência de forma individual e silenciosa, com o uso de adesivos, bandeiras ou broches, desde que não haja tentativa de influenciar outros.
Durante todo o período eleitoral, o eleitor tem um papel fundamental ao escolher os candidatos. O ideal é que essa decisão seja tomada com antecedência, para poder analisar as propostas de quem vai governar as cidades.
Mas será que o nosso papel termina aí? Assim que acabar as eleições e os resultados forem divulgados termina o compromisso com a democracia? Lucas Cardoso, advogado especialista em direito eleitoral, reforça que os cidadãos devem ter uma postura ativa para fiscalizar os escolhidos nas urnas e isso pode ser feito de várias formas. Confira como no vídeo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu a candidatura de Gustavo Martinelli (União Brasil), tornando válidos os mais de 125 mil votos obtidos na última eleição. Martinelli assume a Prefeitura de Jundiaí em 1º de janeiro, após decisão que contrariou o pedido do Ministério Público Estadual.
Mesários que trabalharam no segundo turno das eleições em Jundiaí relataram que receberam kits de alimentação com garrafas de água vencidas, datadas de 27 de agosto de 2019. A Prefeitura informou que investigará o caso e que a empresa fornecedora poderá ser penalizada.
Ele participou ao vivo do Noticidade desta segunda-feira (28) para falar sobre o resultado da eleição.
Martinelli comentou o tema ao repórter Luís Negrelli, e você confere todos os detalhes na entrevista.
Candidatura será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Receba notícias no seu celular
0 comentários