Em um deles, motociclista morreu. No outro, o motorista de um utilitário ficou ferido. Local está em obras
O voto é um direito e dever de todo cidadão brasileiro, segundo a Constituição Federal.
Em um deles, motociclista morreu. No outro, o motorista de um utilitário ficou ferido. Local está em obras
Evento contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima
O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas.
Confira as oportunidades de trabalho em diferentes cidades e os sites para mais informações:
Continua após anúncio
No dia 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitores de 5.569 cidades do Brasil vão às urnas para as eleições municipais. Vamos escolher os candidatos para ocupar as vagas de vereadores e prefeitos por quatro anos. O voto é um direito e dever de todo cidadão brasileiro, segundo a Constituição Federal.
A eleição é uma ferramenta fundamental para a democracia, e, no caso deste ano, os eleitos serão responsáveis por cuidar das cidades em diversas áreas como saúde, educação, segurança e muitas outras.
Nas eleições, o voto na urna vai influenciar nosso dia a dia, e por isso, antes de votar, é importante conhecer todos os detalhes do processo eleitoral. Não basta apenas o título de eleitor, é preciso informação para um voto consciente.
Na reportagem de hoje, vamos explicar as funções de um vereador.
Esse cargo faz parte do poder legislativo local e, por isso, é papel do vereador fazer propostas, analisar, discutir e votar as leis municipais. Na câmara, os textos passam por comissões compostas pelos vereadores em diversos temas para depois serem votados no plenário.
O parlamentar também participa das discussões de políticas públicas a serem implantadas e, por exemplo, da Lei Orçamentária Anual, que define a aplicação dos recursos pela prefeitura durante o ano.
Cabe também ao vereador fiscalizar projetos e ações do prefeito quanto ao cumprimento das leis e respeito ao orçamento, analisar as contas públicas e apurar infrações do chefe do executivo e dos próprios parlamentares.
No caso dos prefeitos, ganha a eleição quem for mais votado. É o sistema majoritário. Para vereador é diferente, o sistema de voto é do tipo proporcional. Isso significa que nem sempre os candidatos mais votados no geral serão eleitos, porque entra nessa conta o quociente partidário, que define quantas vagas cada partido vai ter direito.
Aí ocupam esses cargos os vereadores mais votados dentro de cada partido, se o partido atingir o número mínimo de votos.
O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade. São permitidas, no mínimo, 9 e, no máximo, 55 cadeiras. Essa proporção está prevista na constituição. Em Sorocaba, por exemplo, nas eleições deste ano, o número de vagas subiu de 20 para 25. É dentro da Câmara Municipal que serão debatidos e aprovados projetos que vão trazer mudanças para o nosso dia a dia. O vereador é, portanto, um representante do povo e, agora que entendemos o papel dele, é preciso lembrar do papel do eleitor em fazer uma boa escolha entre os candidatos.
Ao todo, serão 18 pórticos ao longo de 460 quilômetros de rodovias.
Atualmente, Fausto Peres está em seu terceiro mandato consecutivo e ocupa o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba.
Leandro Soares participa de reuniões estratégicas com empresários japoneses
Cristiano Passos defende valorização cultural, turismo e a segurança para mulheres
Presidente ressalta o potencial do combustível entre os dois países
Receba notícias no seu celular
0 comentários