Eleitores dão exemplo ao participarem da votação mesmo sem precisar

Eleições 2024 | 0 Comentários

TV Sorocaba

25 de setembro de 2024

Compartilhe:

Os estudantes Manuella Gonçalves, Thales Perico e Beatriz Rangel acreditam no poder da frase: seja a mudança que você quer ver no mundo. Por isso já carregam nas mãos uma forma de mudar a realidade: o título de eleitor. Eles vão votar pela primeira vez neste ano. Os três são bons exemplos quando o assunto […]

Pessoa votando em urna eletrônica.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Os estudantes Manuella Gonçalves, Thales Perico e Beatriz Rangel acreditam no poder da frase: seja a mudança que você quer ver no mundo. Por isso já carregam nas mãos uma forma de mudar a realidade: o título de eleitor. Eles vão votar pela primeira vez neste ano.

Os três são bons exemplos quando o assunto é o voto. Isso porque quem é menor de 18 anos não é obrigado a votar no Brasil.

Em Sorocaba, cerca de dois mil eleitores têm entre 16 e 17 anos, o que dá menos de 0,5% do eleitorado apto a votar.

Em Jundiaí, cerca de 300 eleitores têm 16 anos e quase 790 têm 17 anos. As duas faixas representam cerca de 0,3% dos eleitores da cidade.

Já em Itapetininga são quase 500 eleitores com 16 e 17 anos. Cerca de 0,4% do eleitorado neste ano.

Esses alunos com quem a nossa equipe de reportagem conversou estudam na Etec Armando Pannunzio, no Jardim Parada do Alto, em Sorocaba, que aliás é um dos locais de votação na cidade. Lá tem 6 seções eleitorais. No dia das eleições, as salas de aula onde eles aprendem sobre a cidadania se transforma no local para exercer a cidadania, isso independentemente da idade.

Os aposentados, seu Osni Ribeiro, e dona Maria Lina estão casados há quase 60 anos e relembram e já participaram de várias eleições. Nunca faltaram em nenhuma votação. 

O casal se junta ao grupo de pessoas que votam mesmo sem a obrigatoriedade, porque quem tem mais de 70 anos não precisaria votar.

Em Sorocaba, mais de 34 mil eleitores têm entre 70 e 79 anos e pouco mais de 9 mil têm acima de 79. As duas faixas representam cerca de 8% do eleitorado apto a votar.

Já em Jundiaí, cerca de 26 mil pessoas têm de 70 a 79 anos e pouco mais de 12 mil têm acima de 79 anos. Eles representam aproximadamente 11% dos eleitores. E em Itapetininga, são cerca de 7 mil eleitores com idade entre 70 e 79 anos, e pouco mais de 1200 acima de 79 anos. As duas faixas representam cerca de 7% do eleitorado.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários que trabalharam no segundo turno das eleições em Jundiaí relataram que receberam kits de alimentação com garrafas de água vencidas, datadas de 27 de agosto de 2019. A Prefeitura informou que investigará o caso e que a empresa fornecedora poderá ser penalizada.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!