Empresa desenvolve Mini Data Center que ajuda a reduzir consumo de energia

Economia, Sorocaba, Tecnologia | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

5 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

O projeto, que levou dois anos e meio para ser concluído, criou um Mini Data Center com novas tecnologias, mantendo as mesmas funções dos modelos tradicionais

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Uma inovação tecnológica desenvolvida no Parque Tecnológico de Sorocaba promete reduzir em até 48% o consumo de energia utilizado por data centers. O projeto, que levou dois anos e meio para ser concluído, criou um Mini Data Center com novas tecnologias, mantendo as mesmas funções dos modelos tradicionais, mas com mais eficiência e menor impacto ambiental.

Os data centers são fundamentais para armazenar dados de compras realizadas em sites, aplicativos e até mesmo em caixas de supermercados e shoppings. No entanto, esses equipamentos exigem grandes espaços físicos e alto consumo energético, principalmente para manter a refrigeração adequada dos servidores.

Atualmente, estima-se que 17% de toda a energia consumida no Brasil seja destinada aos data centers. Além disso, a demanda por água para o resfriamento desses equipamentos ultrapassa 75 bilhões de galões por ano. Com a implementação do Mini Data Center, além da economia energética, há um impacto ambiental positivo.

Além das vantagens ambientais e econômicas, a inovação coloca Sorocaba em evidência no setor de tecnologia e desenvolvimento sustentável. Nelson Tadeu Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, reforça a importância do projeto para a cidade.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Governo cancela instalação de pedágios na área urbana de Sorocaba

Governo cancela instalação de pedágios na área urbana de Sorocaba

Após ouvir demandas da população e lideranças locais, o Governo de São Paulo confirmou a exclusão de quatro pórticos de pedágio que seriam instalados em áreas urbanas de Sorocaba. A decisão faz parte da reestruturação da concessão da Rota Sorocabana, que agora contará com nove pórticos eletrônicos, em vez dos 13 originalmente previstos.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!