Engenheiro comenta sobre medidas de segurança em viadutos

Segurança, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de janeiro de 2025

Compartilhe:

O engenheiro civil Rafael Falcari participou do Primeiro Impacto Regional nesta quarta-feira (08) para falar sobre o assunto.

Fissura em um dos viadutos de Sorocaba.

Notícias Recentes

Super Férias do SESI Votorantim traz diversão e aprendizado até 31 de janeiro

Super Férias do SESI Votorantim traz diversão e aprendizado até 31 de janeiro

O projeto Super Férias do SESI Votorantim oferece uma programação recheada de atividades esportivas, lúdicas e educativas para crianças e adolescentes de 5 a 12 anos. O evento é realizado até 31 de janeiro, promovendo conceitos de sustentabilidade, cidadania e diversão em um ambiente seguro e acolhedor.

Continua após anúncio

Na última terça-feira (07), uma fissura no asfalto do Viaduto dos Ferroviários, em Sorocaba, chamou a atenção da população e levantou preocupações sobre a segurança da estrutura.

A prefeitura realizou a manutenção na pista e garantiu que o problema foi resolvido. No entanto, para entender melhor as implicações de situações como essa, o engenheiro civil Rafael Falcari participou do Primeiro Impacto Regional nesta quarta-feira (08).

Questionado sobre o estado do viaduto antes do reparo, ele confirmou que buracos e fissuras podem representar riscos dependendo da localização e extensão. De acordo com Falcari, fatores como variações climáticas, tráfego intenso, falta de manutenção e desgaste natural do material podem levar ao surgimento de fissuras. Ele destacou que a prevenção começa com inspeções regulares e reparos imediatos.

Rafael também explicou o papel da junta de dilatação, um componente essencial para a preservação de pontes e viadutos, que permite que a estrutura se mova com as mudanças de temperatura, evitando tensões que podem gerar fissuras.

A prefeitura informou que a fissura detectada no Viaduto dos Ferroviários não compromete a estrutura do local e que reparos necessários foram realizados. Segundo o engenheiro, em casos como este, a avaliação técnica inclui testes de carga e análises visuais detalhadas. Por meio de nota, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (SERPO) declarou que os viadutos da cidade receberam recapeamento em 2024, garantindo a manutenção em dia. A pasta reforçou que reparos são realizados sempre que necessários.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!