Entenda o que é a Taxa Selic

Conteúdo Publicitário, Economia | 0 Comentários

TV Sorocaba

24 de setembro de 2024

Compartilhe:

Peça-chave na economia, ela molda as condições financeiras e impacta o acesso ao crédito para empresas e indivíduos

Imagem de capa sobre a taxa selic.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil. Utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação, ela serve como referência para as demais taxas de juros no país, influenciando empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Mas, afinal, como ela impacta a vida do consumidor?

A taxa Selic é uma peça-chave na economia, moldando as condições financeiras e impactando o acesso ao crédito para empresas e indivíduos. A maioria dos brasileiros desconhece de onde vem essa taxa, mas entender como ela é definida é muito importante para todas as pessoas que queiram fazer escolhas financeiras mais responsáveis e vantajosas. 

Todos os bancos são legalmente obrigados a depositar uma parte de seus fundos em uma conta específica no Banco Central. Porém, a quantidade de dinheiro que um banco possui pode variar diariamente, influenciada pela movimentação dos serviços bancários. Quando um banco não dispõe de fundos suficientes em um dia, ele recorre a empréstimos de curto prazo com outros bancos. A taxa Selic varia conforme a taxa de juros dessas transações, conhecida como Selic Over.

Imagem aérea de prédio.

Como a taxa Selic é definida 

A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), um órgão do Banco Central do Brasil. O Copom realiza reuniões periódicas, aproximadamente a cada 45 dias, para analisar diversos fatores econômicos, como inflação, crescimento econômico e condições financeiras internacionais. O objetivo do Copom é definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação e o papel do Banco Central é equilibrar a Selic Over com a Meta Selic, estabelecida pelo Copom e revista de tempos em tempos.

Entender como a essa taxa impacta o bolso do brasileiro é fundamental para conhecer as dinâmicas econômicas que influenciam nossas finanças pessoais. Entre as áreas mais afetadas, estão os empréstimos, financiamentos, poupança, os investimentos e o consumo.

Para saber se a taxa Selic está em alta ou em queda, acompanhe as informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros

Saiba mais sobre esse tema no Blog da Afinz: https://afinz.com.br/blog/mercado/taxa-de-juros/o-que-e-selic/

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Contas de água e esgoto de Jundiaí terão reajuste de 8,28%

Contas de água e esgoto de Jundiaí terão reajuste de 8,28%

A partir de 15 de dezembro, as contas de água e esgoto de Jundiaí terão reajuste de 8,28%, válido para todas as categorias e faixas de consumo. A Tarifa Residencial Social, que oferece descontos para famílias cadastradas no CADÚnico, também será ajustada.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!