Espaço em Salto faz criação de abelhas sem ferrão

Salto | 0 Comentários

TV Sorocaba

17 de outubro de 2024

Compartilhe:

Elas chegaram há poucos dias no meliponário, local dedicado à criação de abelhas sem ferrão.

Abelha sem ferrão.

Notícias Recentes

Forte chuva causa alagamentos e transtornos em Sorocaba

Forte chuva causa alagamentos e transtornos em Sorocaba

Uma forte chuva atingiu Sorocaba na tarde desta terça-feira (10), causando alagamentos e transtornos em várias regiões da cidade. A enxurrada afetou o trânsito e causou a interdição de vias importantes, como a Avenida Dr. Armando Pannunzio. A Defesa Civil registrou um acumulado de 111 mm de chuva em dezembro.

Continua após anúncio

Você sabia que existem abelhas sem ferrão? Em Salto existe um espaço para criação desse tipo de inseto.

A aparência é a mesma. O barulho também. Mas essas abelhas têm algo diferente. Elas não têm o ferrão. Então não precisa ficar com medo, dá para chegar bem pertinho e acompanhar a produção do mel.

Elas chegaram há poucos dias no meliponário, local dedicado à criação de abelhas sem ferrão. O espaço foi inaugurado no Parque da Rocha Moutonnée.

Após serem resgatadas, agora elas estão lá para contribuir com a reprodução de cinco espécies nativas de São Paulo. Cada grupo vive em caixas, que se tornaram um novo lar. Em cada compartimento, ocorre um processo específico. Na parte inferior fica o ninho, onde ficam os ovos. No meio ficam as larvas mais desenvolvidas, com abelhas prestes a nascer. E no topo fica o mel, que serve de alimento para as abelhas e, após a produção em grande quantidade, é extraído para degustação.

Em todo o Brasil, existem aproximadamente 250 espécies de abelhas sem ferrão. Além de produzir mel, essas abelhas desempenham um papel importante na polinização de plantas essenciais para a alimentação humana, como café, tomate e morango. Elas contribuem diretamente para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de frutos e sementes.

Mas além de toda a importância para a natureza, essas abelhas também devem movimentar o turismo. O Parque da Rocha Moutonnée é bem conhecido na região. Uma média 5 mil pessoas visitam o espaço todos os fins de semana para conhecer o Parque dos Dinossauros, com réplicas em tamanho real. Crianças de escolas das cidades vizinhas também devem fazer excursões para conhecer o meliponário. Ver essas abelhas de pertinho é uma ótima opção de passeio. Além de poder conhecer mais sobre a história desse inseto, que existe há milhares de anos.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!