O Governo de São Paulo instalou nesta sexta-feira (18) um gabinete de crise para garantir uma resposta ágil às possíveis emergências causadas pelas chuvas intensas previstas para este final de semana em todo o estado. A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, onde o governador Tarcísio de Freitas cobrou ações efetivas das concessionárias de energia, visando prevenir e mitigar danos causados por eventos meteorológicos severos.
“Precisamos nos preparar para uma pronta resposta. O objetivo da reunião é aferir o grau de prontidão das empresas, especialmente após os eventos inaceitáveis que vimos recentemente. É absurdo e muito triste que as pessoas fiquem dias sem energia. Vamos exigir todas as medidas necessárias das concessionárias”, afirmou o governador.
De acordo com a Defesa Civil, entre esta sexta-feira (18) e domingo (20), o estado de São Paulo pode ser atingido por pancadas de chuva fortes, com rajadas de vento superiores a 60 km/h e possibilidade de granizo em pontos isolados. O acumulado de chuvas pode chegar a 200 mm em algumas regiões, como Sorocaba, Itapeva e Jundiaí, elevando o risco de inundações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
No encontro, representantes das concessionárias de energia foram notificados para apresentar planos de ação imediatos e compartilhar informações dos centros operacionais diretamente com o gabinete de crise. O objetivo é monitorar e responder rapidamente a qualquer emergência que possa afetar o fornecimento de energia, principalmente em locais críticos, como hospitais e unidades de abastecimento de água.
Entre as exigências feitas às concessionárias está o reforço das equipes de atendimento e a criação de um mapeamento completo dos pontos mais vulneráveis do sistema elétrico.
Participaram da reunião o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, secretários estaduais, prefeitos, além de representantes da Sabesp e da Aneel.
Por Matheus Dias, TV Sorocaba SBT
0 comentários