Estudantes de Sorocaba desenvolvem minissatélite e conquistam destaque nacional

Educação, Noticidade Noite, Sorocaba, Tecnologia | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

11 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

O sucesso do projeto garantiu à dupla uma vaga na Mostra Nacional de Robótica, onde conquistaram uma classificação para o evento mundial que acontecerá em Salvador, em julho.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Dois estudantes da ETEC Armando Pannunzio, em Sorocaba, ambos de 16 anos, desenvolveram um pequeno dispositivo que já esteve a quilômetros de altitude da atmosfera terrestre. Trata-se de um CubSat, um satélite em formato de cubo, amplamente utilizado em engenharia aeroespacial e conhecido pelo baixo custo.

Os estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Satélites, onde tiveram o primeiro contato com a tecnologia. Durante a competição, decidiram que seu satélite mediria a radiação e a temperatura da atmosfera.

Testes e lançamento

Durante a olimpíada, os CubSats foram testados e aprovados, mas para lançá-los era necessário um alto investimento. Foi então que a equipe buscou apoio do Instituto Federal de São Paulo, que viabilizou o lançamento.

A expectativa inicial era que o dispositivo, batizado de Sorosat, atingisse 15 quilômetros de altitude. Mas os resultados surpreenderam: “O Sorosat chegou a 19 quilômetros de altitude, superando nossas expectativas”, destaca Yolanda Bezerra de Andrade, professora e coordenadora do projeto.

Reconhecimento e futuro promissor

O sucesso do projeto garantiu à dupla uma vaga na Mostra Nacional de Robótica, realizada em Goiânia, onde conquistaram uma classificação para o evento mundial RoboCup, que acontecerá em Salvador, em julho. Agora, Caio e Luiz se preparam para esse novo desafio.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!