Os cães de fato têm uma grande sintonia com os humanos e eles podem ter os sentimentos afetados. Além de abanar o rabo, pular e lamber os animais podem até chorar de emoção, é o que aponta um trabalho de pesquisa no Japão.
O estudo de uma universidade do Japão mediu o volume de lágrimas dos cães antes e depois de encontrarem os tutores. Os animais ficaram separados por cerca de 5 a 7 horas e 5 minutos depois do reencontro os pesquisadores perceberam que a quantidade de lágrimas aumentou significativamente. Este aumento está ligado aos níveis de ocitocina, também chamada de hormônio do amor.
Para evitar que os animais não tenham problemas de saúde os tutores podem seguir algumas dicas quando os cães ficam sozinhos durante períodos de trabalho e viagem. A saída é compensar a ausência de alguma forma com brinquedos, outro animal para fazer companhia e ajuda de vizinhos ou amigos.
Porém, cada animal pode reagir de uma forma durante a adaptação e o afastamento, por isso os tutores precisam ficar atentos ao comportamento dos animais e procurar um profissional se notarem que os animais estão mais agressivos, ansiosos ou agindo de forma anormal.
https://youtu.be/9TheNb0cOVg
0 comentários