Exames preventivos são essenciais para diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa, Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

9 de outubro de 2024

Compartilhe:

Esse gesto salvou a vida de Juliane Leonço, de Sorocaba.

Repórter Daniele Gonzales falando sobre o câncer de mama.

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

Quando falamos do mês de outubro, logo nos vem uma cor na cabeça, não é mesmo? Essa é justamente a ideia da campanha que a cada ano ganha mais força lembrando as mulheres sobre a importância de fazer os exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Isso é essencial para o combate desse tumor que mais acomete mulheres no Brasil.

Esse gesto salvou a vida de Juliane Leonço, de Sorocaba. Em uma tarde de 2021, durante um autoexame em casa, ela sentiu uma ardência e um caroço diferente na mama esquerda.

Após procurar um especialista e realizar exames, veio o diagnóstico: câncer de mama. Uma notícia muito difícil de receber. Mas Juliane decidiu não se entregar e enfrentar o tratamento, que durou um ano e meio. Nesse período, ela passou por quimioterapia, teve várias reações aos medicamentos, perdeu os cabelos e precisou remover as mamas. Casos como o dela têm sido cada vez mais comuns.

No ano passado, o Instituto Nacional do Câncer divulgou uma estimativa de 704 mil novos casos de câncer no brasil até 2025. Desses, o mais comum entre as mulheres é o câncer de mama, com previsão de 74 mil diagnósticos. A detecção precoce é fundamental e pode salvar vidas.

A ginecologista e obstetra, Daniela Munhoz, explica que os diagnósticos são mais frequentes em mulheres entre 40 e 60 anos, faixa etária em que as consultas de prevenção são essenciais. Por isso, fazer os exames de rotina, como a mamografia, o quanto antes, é o ideal.

Esses atendimentos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, mas os primeiros sinais podem ser identificados em casa.

Depois de todo o tratamento, a Juliane, aos poucos vai retomando a rotina. Quando recebeu alta médica, foi uma verdadeira festa, com balões e um discurso emocionante. Depois, teve até uma carreata. Ainda faltam dois anos para ela finalizar os acompanhamentos, mas a força de vontade e desejo de viver foram essenciais para superar os dias mais difíceis. O resgate da autoestima e o apoio familiar fizeram toda a diferença nesse processo.

Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!