Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
Esse gesto salvou a vida de Juliane Leonço, de Sorocaba.
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
O animal da espécie Eptesicus furinalis, que se alimenta de insetos, foi localizado morto no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu
Em outubro do ano passado, eles lançaram o álbum ‘Nash’, gravado em Nashville, capital da música country dos Estados Unidos.
Um terceiro suspeito segue foragido.
Continua após anúncio
Quando falamos do mês de outubro, logo nos vem uma cor na cabeça, não é mesmo? Essa é justamente a ideia da campanha que a cada ano ganha mais força lembrando as mulheres sobre a importância de fazer os exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Isso é essencial para o combate desse tumor que mais acomete mulheres no Brasil.
Esse gesto salvou a vida de Juliane Leonço, de Sorocaba. Em uma tarde de 2021, durante um autoexame em casa, ela sentiu uma ardência e um caroço diferente na mama esquerda.
Após procurar um especialista e realizar exames, veio o diagnóstico: câncer de mama. Uma notícia muito difícil de receber. Mas Juliane decidiu não se entregar e enfrentar o tratamento, que durou um ano e meio. Nesse período, ela passou por quimioterapia, teve várias reações aos medicamentos, perdeu os cabelos e precisou remover as mamas. Casos como o dela têm sido cada vez mais comuns.
No ano passado, o Instituto Nacional do Câncer divulgou uma estimativa de 704 mil novos casos de câncer no brasil até 2025. Desses, o mais comum entre as mulheres é o câncer de mama, com previsão de 74 mil diagnósticos. A detecção precoce é fundamental e pode salvar vidas.
A ginecologista e obstetra, Daniela Munhoz, explica que os diagnósticos são mais frequentes em mulheres entre 40 e 60 anos, faixa etária em que as consultas de prevenção são essenciais. Por isso, fazer os exames de rotina, como a mamografia, o quanto antes, é o ideal.
Esses atendimentos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, mas os primeiros sinais podem ser identificados em casa.
Depois de todo o tratamento, a Juliane, aos poucos vai retomando a rotina. Quando recebeu alta médica, foi uma verdadeira festa, com balões e um discurso emocionante. Depois, teve até uma carreata. Ainda faltam dois anos para ela finalizar os acompanhamentos, mas a força de vontade e desejo de viver foram essenciais para superar os dias mais difíceis. O resgate da autoestima e o apoio familiar fizeram toda a diferença nesse processo.
Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.
O animal da espécie Eptesicus furinalis, que se alimenta de insetos, foi localizado morto no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu
Em Sorocaba, de acordo com o último boletim epidemiológico, já são 4.885 casos confirmados da doença.
O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas.
A campanha contempla idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 6 anos) e gestantes.
Para receber a vacina é necessário apresentar a carteira de vacinação, um documento com foto e o CPF.
Receba notícias no seu celular
0 comentários