Marcada para sábado (23), às 17h (de Brasília), decisão será transmitida ao vivo pelo SBT (TV aberta para todo o Brasil), +SBT (Streaming) e SBT Sports (YouTube)
Com a chegada do frio, aumentam os problemas respiratórios na população. Exercícios podem ajudar a fortalecer a musculatura do corpo.
Marcada para sábado (23), às 17h (de Brasília), decisão será transmitida ao vivo pelo SBT (TV aberta para todo o Brasil), +SBT (Streaming) e SBT Sports (YouTube)
Segundo as investigações, Filipe Martins teria entregue ao ex-presidente um documento conhecido como “minuta do golpe”, que previa medidas inconstitucionais, como a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a convocação de novas eleições no país. Na prática, essas ações representariam um golpe de Estado
No Brasil, as praias do Nordeste continuam sendo o principal destino para os viajantes.
A população é orientada a acionar a Visam ao encontrar morcegos em situações atípicas.
Continua após anúncio
Com a chegada do frio, aumentam os problemas respiratórios na população. Exercícios podem ajudar a fortalecer a musculatura do corpo. Essa época do ano é a de maior incidência de doenças respiratórias, o outono/inverno se desenrola, este ano, com uma preocupação a mais: a pandemia do coronavírus, que faz com que se confundam sintomas e tratamentos de resfriados e gripes comuns com os da covid-19 e que pacientes acumulem enfermidades, com complicações pulmonares.
Com a chegada do frio e da umidade, há a tendência de se ventilarem menos os ambientes, fechando janelas e portas. Com isso, a taxa de contaminação do grupo familiar que coabita uma residência tende a ser nitidamente maior, se houver alguém que esteja contaminado naquela casa – diz José Miguel Chatkin, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Sem vacina ou medicamentos de comprovada eficiência, a covid-19 exige medidas de prevenção que vão do distanciamento social a cuidados com a higienização do corpo e de superfícies.
Mas se não chegam a ser uma medida de prevenção da doença, exercícios de fisioterapia pulmonar podem ajudar na diferenciação de sintomas respiratórios (que podem ou não ser frutos da covid-19) e no fortalecimento da musculatura respiratória dos indivíduos, que, em caso de adoecimento, pode ser bastante requisitada.
Entender o funcionamento da respiração é importante para não confundir alguns sintomas de ansiedade com sintomas do coronavírus, como por exemplo a falta de ar. Na ansiedade, ela pode ceder muito mais facilmente com os exercícios de conscientização respiratória que a falta de ar pelo coronavírus.
Leia também: Estação de tratamento do Vitória Régia está praticamente concluída.
Já os pacientes crônicos respiratórios precisam manter em dia seu tratamento de fisioterapia respiratória, a fim de evitar uma descompensação em um momento onde a falta de leitos hospitalares é uma preocupação – diz Roberta Correia, fisioterapeuta respiratória do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da criança e do adolescente Fernandes Figueira.
O fisioterapeuta João Vitor também defende que os exercícios respiratórios “deixam os pulmões mais fortes e resistentes para combater qualquer sintoma” e podem ser praticados por qualquer pessoa saudável que tenha o receio de contrair a doença.
A orientação é realizar exercícios respiratórios diários simples e básicos, como inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca inúmeras vezes. Estes exercícios têm o objetivo de manter a ventilação pulmonar normal e fortalecer a musculatura respiratória, como o diafragma e músculos acessórios da respiração.
Com isso, diminui o risco de infecção pulmonar e, consequentemente, de acúmulo de secreção que diminuiria a capacidade pulmonar, podendo levar a pessoa a uma insuficiência respiratória – explica o fisioterapeuta, que sugere, a seguir, uma série de exercícios de fortalecimento da musculatura respiratória que podem ser feitos em casa.
https://www.youtube.com/watch?v=D7tRCHvXzVo&feature=youtu.beA população é orientada a acionar a Visam ao encontrar morcegos em situações atípicas.
Os motoristas participaram de uma série de atividades e serviços gratuitos.
A vigilante Carla Monique de Medeiros, de 40 anos, é uma das gestantes beneficiadas pelo novo protocolo. Ela vive a emoção de esperar seu primeiro filho após enfrentar desafios de saúde.
Mensagens trocadas em grupos de mães revelam a gravidade da situação.
Desde janeiro, a Visam, vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizou cerca de 123 mil ações.
Receba notícias no seu celular
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks