trem-80-anos-tv-sorocaba

Exposição resgata história do trem Ouro Verde

Começou em Sorocaba a exposição EFS Ouro Verde 80 Anos no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba – Estação Paula Souza. A mostra ficará aberta ao público até o dia 10 de setembro, sendo visitável às quintas e sextas-feiras das 14h às 19h e aos finais de semana e feriados das 10h às 18h.

São 28 painéis montados dentro da maior atração da mostra, que é o próprio Trem Ouro Verde, o primeiro da Sorocabana a ser construído em aço e responsável pela ligação ferroviária entre São Paulo, Sorocaba e Assis, chegando posteriormente a Presidente Epitácio. Cada um dos cinco carros de passageiros construídos na Alemanha, em 1937, pela Linke-Hofmann-Werke, compõe um ambiente diferente.

São cinco “estações”, que abordam diferentes momentos do Ouro Verde e do transporte ferroviário de passageiros no Estado como um todo: “Raízes” (carro Bagagem-Correio), “Luxo” (1ª Classe), “Declínio” (2ª Classe), “Agonia” (Dormitório-Salão) e “Renascimento” (Restaurante). O resultado é uma área visitável de quase 100 metros de comprimento, pela qual se pode inclusive “viajar” pelas cidades por onde o trem passava.

Pelo valor tecnológico, cultural e social do Trem Ouro Verde para a história da ferrovia em São Paulo, as ações foram submetidas ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), que autorizou as operações logísticas e a realização do projeto.

O Centro de Memória Ferroviária fica na rua Doutor Paula Souza, 420, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entre em contato!