Fake news e uso indevido da inteligência artificial podem prejudicar as eleições

Eleições, Eleições 2024, Internet, Tecnologia | 0 Comentários

TV Sorocaba

6 de setembro de 2024

Compartilhe:

As autoridades eleitorais reforçam que combater essa prática é essencial para garantir a integridade do processo.

Pessoa mexendo em um celular.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Em tempos de campanha eleitoral, nossos celulares se transformam em ferramentas poderosas para a disseminação de informação. No entanto, essa força também pode se tornar um perigo. A cada segundo, milhões de dados circulam em nossas mãos, e nem todas confiáveis. É o caso das fake news, que representam uma ameaça crescente para as eleições.

A difusão de notícias falsas não é uma novidade, mas os impactos podem ser devastadores em ano eleitoral. Eleitores e candidatos podem ser penalizados pela produção ou compartilhamento de Fake News nas eleições. As autoridades eleitorais reforçam que combater essa prática é essencial para garantir a integridade do processo.

Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Anatel, disponibiliza o número 1491 para denúncias, o chamado SOS Voto, que recebe relatos sobre mentiras e desinformação.

Além das fake news, o TSE inovou neste ano ao regulamentar o uso de inteligência artificial nas campanhas municipais. A técnica de deepfake, que utiliza IA para manipular vídeos e áudios, é uma das proibições impostas. Além disso, é preciso informar claramente quando algum conteúdo for produzido por meio de inteligência artificial. Com a tecnologia cada vez mais presente, o advogado Gustavo Canavezzi destaca a importância de o eleitor não apenas escolher com cuidado em quem votar, mas também ser cauteloso com o que recebe e compartilha. A tecnologia avança, mas o compromisso com a verdade e com a segurança do processo eleitoral deve ser uma responsabilidade coletiva.

Confira mais notícias sobre eleições clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários que trabalharam no segundo turno das eleições em Jundiaí relataram que receberam kits de alimentação com garrafas de água vencidas, datadas de 27 de agosto de 2019. A Prefeitura informou que investigará o caso e que a empresa fornecedora poderá ser penalizada.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!