Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Milhares de pessoas acompanharam o cortejo, que saiu da Praça São Pedro e se encerrou na Basílica de Santa Maria Maior
Foto: Divulgação / Vatican News
Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Ação acontece em todas as unidades de saúde da área urbana
Prefeitura afasta médica que fez atendimento ao menino de 1 ano e sete meses
Variedade gourmet é exportada e se tornou referência da cidade
Continua após anúncio
O funeral do Papa Francisco aconteceu na manhã neste sábado (26), em Roma. Cerca de 250 mil pessoas acompanharam o cortejo, que se encerrou na Basílica de Santa Maria Maior, onde foi o sepultamento.
Após a Missa das Exéquias, na Basílica de São Pedro, o caixão saiu da Praça São Pedro às 7h30 e percorreu um trajeto de cerca de 4 km. No sepultamento, foram feitas orações e o caixão foi aspergido com água benta.
Ele é o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano. Geralmente, os pontífices são sepultados sob a Basílica de São Pedro, mas em um testamento escrito em 2022, Francisco pediu que seu corpo ficasse na Basílica de Santa Maria Maior, local que ele tinha grande conexão e costumava rezar antes e depois das Viagens Apostólicas.
Nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio (seu nome de batismo) fez história ao se tornar o primeiro papa latino-americano e o primeiro, na era moderna, a assumir o cargo após a renúncia de seu antecessor. Ocupou o papado por 12 anos, entre março de 2013 e abril de 2025, sendo o 266° Papa.
Recentemente, o pontífice enfrentou uma pneumonia nos dois pulmões, que o deixou hospitalizado por cerca de 40 dias no início do ano. Após um mês de alta, ainda seguia sob cuidados médicos, mas no dia 21 de abril, um dia após o Domingo de Páscoa, veio a falecer aos 88 anos.
Durante o período conhecido como Sé Vacante — quando não há um papa em exercício —, o camerlengo é o responsável por conduzir as funções administrativas da Igreja e organizar o Conclave que escolherá o sucessor. Atualmente, esse cargo é ocupado pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell.
O processo de escolha do novo papa tem início entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice. Nesse intervalo, o Vaticano reúne o Colégio dos Cardeais, composto hoje por 252 membros de diversas partes do mundo, entre eles oito brasileiros. Para a eleição, apenas 138 cardeais com menos de 80 anos podem votar, incluindo sete brasileiros.
Convite é voltado para os familiares dos “pracinhas”
Visitantes poderão ter descontos de até 20% nas passagens
Os detalhes das réplicas impressionam. São modelos fiéis aos originais que circularam pelas ruas em décadas passadas.
No testamento o Pontífice pediu: ”O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição, Franciscus.”
Missas em sufrágio pela alma do Papa serão realizadas em paróquias da região
Receba notícias no seu celular
0 comentários