Os guardas civis municipais que integram a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) retomaram o serviço externo nesta sexta-feira (30). Assim, os agentes voltam às atividades relacionadas à proteção de bens, serviços e instalações do patrimônio público.
Autorizada pela instância local do poder judiciário, a medida foi solicitada pela prefeitura de Sorocaba e teve recomendação do Ministério Público Estadual, via GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Com o respaldo da Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba, os 24 GCMs que hoje integram a ROMU se somam ao efetivo da corporação. Neste fim de semana, os guardas vão dar apoio à Polícia Militar na escolta das urnas até as escolas que vão funcionar como zonas eleitorais.
O município vinha cumprindo determinação judicial de suspensão das atividades operacionais da ROMU. Os servidores passaram por cursos de aperfeiçoamento e reciclagem, e vinham realizando serviços administrativos. Essa medida foi tomada após a prisão de nove guardas civis municipais, suspeitos de vários crimes, dentre eles agressões físicas e tortura para obtenção de informações relacionadas ao tráfico de drogas na cidade.
https://youtu.be/HOmjouDn2eA
0 comentários