Hemonúcleo realiza campanha: junho vermelho

Hemonúcleo realiza campanha do junho vermelho

Junho é o mês que historicamente as doações caem nos hemonúcleos, por isso foi criada a campanha: Junho vermelho, que incentiva a doação de sangue.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os hemonúcleos de Sorocaba e Jundiaí operam com redução dos estoques de bolsa em torno de 30%, reflexo do frio, pandemia e intervalo das vacinações. O objetivo da campanha é atingir 1,7 mil pessoas entre 14 e 18 de junho devido a celebração do dia mundial do doador de sangue, no dia 14.

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde para todo o país, a campanha junho vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no brasil e um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

A campanha se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo se vê acometido pela pandemia da covid-19, que preconiza o isolamento social, dificultando ainda mais a doação de sangue espontânea. A consequência são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!